TOYOTA FOI DESTAQUE DO 10º SALÃO LATINO-AMERICANO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS
A Toyota participou da 10ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, que aconteceu no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de setembro.
Durante todos os dias de evento, a Toyota mostrou, em seu estande de 160m², o Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, e o Lexus CT200h, ambos comercializados no Brasil desde janeiro de 2013. Outra atração foi o display explicativo que mostrava visualmente o funcionamento da tecnologia híbrida. “A Toyota é pioneira em veículos sustentáveis no mundo e não poderia ser diferente no Brasil. Este Salão foi importante para que o público pudesse conhecer cada vez mais os benefícios, ecológicos e ambientais, desses produtos”, explicou Ricardo Bastos, Gerente-Geral de Relações Públicas e Assuntos Governamentais da marca.
Mercado
Líder global em vendas no segmento, a Toyota já comercializou 6,5 milhões de veículos híbridos em todo o mundo desde 1997. Desse total, a família Prius é responsável por cerca de 5 milhões. No mercado norte-americano, por exemplo, a Toyota é responsável por mais de 60% do mercado de híbridos e tem vendas bastante significativas em países da Europa e Ásia, especialmente no Japão.
O efeito ambiental desse número impactou em uma redução de mais de 42 milhões de toneladas de CO2, em comparação com o que teria sido emitido por veículos a gasolina de tamanho e desempenho semelhantes.
Atualmente, a marca tem em seu line-up 19 modelos, que contemplam a marcas Toyota e Lexus. No entanto, até o final de 2015 outros 15 devem ser lançados, aumentando ainda mais a linha.
História
O Prius foi o primeiro híbrido produzido em escala comercial, em agosto de 1997, no Salão do Automóvel de Tóquio. Seu projeto foi baseado em fabricar um veículo confortável, seguro e amigável ao meio ambiente, que emitisse menos gases poluentes e economizasse combustível. O projeto foi um sucesso desde o início e poucos anos mais tarde o modelo se tornou o mais vendido do Japão, mesmo se comparado com os veículos movidos à combustão. Atualmente, o Prius está em sua terceira geração e é sucesso de vendas em mercados como Ásia, Europa e Estados Unidos.