TOYOTA FT-4X CONCEPT: UM PROTÓTIPO TODO-TERRENO FUTURISTA SERÁ REVELADO EM NEW YORK
A surpresa da Toyota para o Salão de New York é este espetacular e futurista concept todo-terreno, o Toyota FT-4X Concept. Havia muito tempo que não surgia um veículo conceitual como esse, em que as suas formas e traços são exagerados para chamar a atenção, como eram antigamente os protótipos de salão.
Nos últimos anos, os concepts sempre têm sido transmissores de ideias e tecnologia, adiantando as novidades estéticas e tecnológicas das marcas, adotando formas cada vez mais reais. No entanto, a carroceria do novo FT-4X surge espetacular, embora isso não signifique que seja um simples estudo de design.
O FT-4X é o último da série de protótipos FT da Toyota, cujas siglas são utilizadas para denominar aqueles concepts que adiantam futuros modelos da marca, e apesar do FT-4X não adiantar nenhum modelo específico, serve como uma tela para explorar as novas ideias da marca. Não se trata de um simples modelo estático, mas um veículo completamente funcional.
Foi desenvolvido sobre a plataforma TNGA global da Toyota, utilizada por modelos tão diferentes como o crossover C-HR ou o novo Camry 2018. Embora não pareça, o FT-4X dispõe de um tamanho muito similar ao CH-R, com um comprimento de 4.249 mm e uma largura de 1.821 mm por 1.623 de altura.
Em relação à mecânica utilizada pelo protótipo, a marca japonesa foi muito escassa em detalhes, confirmando somente que dispõe de um motor de 4 cilindros associado a uma transmissão automática do tipo CVT, contando com tração total.
O FT-4X foi projetado no centro de design que a Toyota tem na Califórnia e conta com inúmeras soluções inovadoras, como a tampa traseira, que pode abrir-se de maneira vertical, ou em duas peças de forma horizontal. Os bancos traseiros se rebatem deixando uma área completamente plana, apta para poder instalar sacos de dormir ou um pequeno colchão inflável.
O estilo é muito similar ao mostrado no teaser inicial, o FJ Cruiser, um todo-terreno de linhas retro, embora neste caso surja com traços mais retrofuturistas.