TOYOTA GAZOO RACING CONFIRMA SUA PARTICIPAÇÃO NA TEMPORADA 2018-2019 DO WEC

Toyota Gazoo Racing competirá na temporada 2018-2019 do Campeonato Mundial de Resistência - World Endurance Championship (WEC) - da FIA, reafirmando assim seu compromisso com o desenvolvimento da tecnologia híbrida através do automobilismo de competição.
Após a publicação do regulamento da categoria LMP1 do WEC para a próxima temporada, em cuja definição a Toyota desempenhou um papel ativo, a Toyota Gazoo Racing confirma a participação de seus veículos TS050 Hybrid pelo menos para a temporada 2018-2019.
O projeto WEC contribuiu com o objetivo global da Toyota de criar veículos cada vez melhores, em particular mediante o desenvolvimento de motorizações híbridas, que gozaram de uma grande liberdade de inovação graças aos regulamentos impostos aos fabricantes.
Assim, por exemplo, a tecnologia fundamental responsável pela redução de 35% do consumo de combustível desde 2012 nos veículos Toyota LMP1 está contribuindo para a melhoria contínua dos modelos de rua da Toyota.
Além da tecnologia, o projeto WEC também contribuiu para o objetivo da Toyota de criar veículos cada vez melhores ao ampliar os conhecimentos e a experiência dos engenheiros de motores para os veículos de produção. Desde o início do projeto, os engenheiros dos veículos de rua da Toyota receberam o respaldo da equipe do WEC para aprender novos processos e métodos de trabalho em ambientes de alta pressão.
A Toyota Gazoo Racing dará mais detalhes de seus planos para a temporada 2018-2019, incluindo a formação dos pilotos, no início de 2018.
Estas foram as palavras de Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation (TMC) e da Toyota Gazoo Racing:
“Transcorreram mais de 100 anos desde o nascimento do automóvel. À medida que nos aproximamos a uma época de grandes mudanças, representadas pela eletrificação, a automatização e outros avanços, tenho a firme determinação de assegurar-me de que os coches sigam levantando paixões por mais 100 anos.
Desde 2012, assumimos o desafio do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, incluídas as 24 Horas de Le Mans, com bólidos de competição equipados com tecnologias híbridas. É claro que sempre enfrentamos esse desafio com o desejo de correr mais do que qualquer outro carro e conseguir a vitória. No entanto, nossos carros representavam um desejo mais amplo.
Não só queremos melhorar o comportamento ambiental em termos de eficiência de combustível, assim também temos um grande desejo de criar veículos híbridos que apaixonem os seus condutores e que lhes façam querer seguir conduzindo, e que os carros sigam existindo como tais.
Este ano fui a Le Mans pela primeira vez e ouvi pessoas torcendo pela Toyota. Também ouvi muita gente dizendo que gostaria que a Toyota tivesse um esportivo híbrido como nossos veículos de competição. Eu também gostaria de produzir um carro assim, e acho que isso ajudaria a manter viva a paixão pelos carros por mais 100 anos.
Este ano nossos carros foram muito rápidos sobre o asfalto de Le Mans. No entanto, não foram capazes de combinar a velocidade com a resistência necessárias para encarar as 24 horas. Ao mesmo tempo em que quero oferecer carros que nossos clientes queiram dirigir, me dei conta de que ainda temos um longo caminho a percorrer.
É uma pena que nosso grande rival no aperfeiçoamento tecnológico sobre o asfalto de Le Mans nos tenha deixado. Mesmo assim, o Campeonato Mundial de Resistência, onde os veículos de diferentes categorias competem ao mesmo tempo, e principalmente em Le Mans, onde a luta se prolonga durante 24 horas, também por vias públicas, representam o campo de testes perfeito para alcançar o objetivo de manter viva a paixão pelos carros durante os próximos 100 anos.
A Toyota persegue cada vez mais carros melhores, que são criados e aperfeiçoados a partir do ambiente extremo do automobilismo. Esse é exatamente o motivo pelo qual participamos sem descanso em competições automobilísticas, sem deixar-nos influir pelos altos e baixos econômicos.
A Toyota Gazoo Racing continuará participando dessa competição. E também a partir de agora, para poder oferecer aos nossos clientes carros apaixonantes, seguiremos desenvolvendo as habilidades e as tecnologias que acumulamos até hoje. Gostaríamos de continuar contando com o apoio de todos. Muito obrigado”.