TOYOTA GAZOO RACING ESTÁ PRONTA PARA O DAKAR 2023
A Toyota Gazoo Racing está pronta para enfrentar o Rally Dakar 2023 no início de janeiro com uma equipe de três veículos. Os atuais campeões, Nasser Al-Attiyah e seu copiloto Mathieu Baumel, voltarão a abrir caminho junto com o recém-ganhador do Rally-Raid da África do Sul, Giniel de Villiers e seu copiloto Dennis Murphy, além de Henk Lategan e Brett Cummings.
Esta prova marcará o início da temporada 2023 do Campeonato Mundial de Rally-Raid - World Rally-Raid Championship (W2RC), onde Nasser e Mathieu voltarão a medir forças nas corridas off-road mais duras do mundo.
A dupla competirá nas cinco etapas do W2RC da FIA durante 2023. O campeonato começa com o Rally Dakar em janeiro, que será seguido pelo Abu Dhabi Desert Challenge no final de fevereiro; o Rally Sonora, no México, em abril, e o Desafío Ruta 40, na Argentina, no final de agosto. A temporada encerrará com o Rally do Marrocos, previsto de novo para meados de outubro.
As outras duas equipes competirão durante o resto da temporada no Campeonato sul-africano de rally-raid (SARRC), como parte do Toyota Gazoo Racing South Africa (TGRSA), que é também uma das peças chave da estratégia de testes e desenvolvimento do GR DKR Hilux T1 . Em 2022, o vencedor do SARRC após sete corridas foi Giniel, e os campeões anteriores, Henk e Brett, acabaram em segundo lugar em um campeonato considerado como uma das séries de rally-raid mais duras do mundo.
A exigente temporada de competição 2022 ofereceu à TGR muitas oportunidades para melhorar o GR DKR Hilux T1 vencedor no Dakar em termos de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Em linha com a filosofia da Toyota de “criar veículos cada vez melhores”, a equipe aproveitou os mais de 25.000 km de competição e testes percorridos por suas equipes no W2RC e no SARRC. Além disso, as equipes melhoraram ainda mais suas respectivas competências, graças à um total de 130 dias em pista, o que lhes permitiu ficar com os títulos do W2RC e do SARRC.
Para a temporada 2023, a FIA ajustou seus critérios com o objetivo de equilibrar o desempenho dos veículos da categoria T1 e os da T1U (Ultimate). A principal prioridade das novas regras é igualar o terreno, para que a competição seja ainda mais acirrada. Assim, por exemplo, foi reduzido em 30 kW a potência máxima desenvolvida tanto pelos veículos da Categoria T1 como pelos da T1U. As curvas de potência foram ajustadas para que a transição seja o mais proporcional possível, e foi suprimida a compensação de altitude dos veículos T1 com turbo compressor.
Ao mesmo tempo, a TGR seguiu aperfeiçoando constantemente o GR DKR Hilux T1 , visando melhorar ainda mais sua qualidade, durabilidade e confiabilidade, garantindo que o veículo esteja totalmente preparado para os rigores do Rally Dakar, o W2RC e o SARRC. Assim, foram introduzidas melhorias nos diferenciais do veículo, nos componentes da suspensão e nas forquilhas, que foram reforçados. Também foi otimizada a configuração de amortecedor único, assim como as características de mudança da transmissão. Por último, foi retocado o software para aceitar o mais moderno combustível de competição, e para garantir que o veículo cumpra os requisitos de equilíbrio de desempenho imposto por pela FIA.
O compromisso da equipe com o desenvolvimento do GR DKR Hilux T1 tem seu reflexo na comunidade de pilotos privados: no Dakar 2023 foram inscritas por conta própria sete versões do modelo. Estes veículos contam com configurações e especificações similares às do GR DKR Hilux T1 apresentado pela equipe da empresa.
A TGR também oferece apoio ao Team Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC), uma equipe de rally da Toyota Auto Body Co Ltd que compete com o Toyota Land Cruiser. No Rally Dakar 2022 conseguiu sua nona vitória consecutiva na categoria de modelos de produção. No Rally Dakar 2023, a equipe participará com um novo Land Cruiser 300 GR SPORT e buscará sua décima vitória seguida na mesma categoria.
A Hino Team Sugawara participou no Rally Dakar 2022 com um veículo equipado com um sistema híbrido de competição pela primeira vez, e acabou no 22º lugar da classificação geral na categoria de caminhões. No Rally Dakar 2023, participarão com um caminhão equipado com um sistema híbrido melhorado.
O Dakar 2023 terá início no dia 31 de dezembro de 2022 na costa noroeste da Arábia Saudita, antes de viajar terra adentro, para a cidade de Ha’il. Dali, a rota segue em direção sudeste, atravessando o temido Empty Quarter, antes de acabar voltando ao norte até a meta de Dammam, no dia 15 de janeiro de 2023.