TOYOTA GAZOO RACING: PRONTOS PARA O RALLY DAKAR 2022

A Toyota Gazoo Racing participará com uma equipe de quatro carros na edição de 2022 do Rally Dakar, que terá início no próximo dia 1º de janeiro na Arábia Saudita.
Esta equipe voltará a ser encabeçada pelos vencedores do Rally Dakar 2019, Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, com Giniel de Villiers e o copiloto Dennis Murphy apoiando-os no objetivo de revalidar o triunfo. Em 2021, Henk Lategan chegou ao Rally Dakar como novato, mas o tricampeão sul-africano de cross-country e seu copiloto, Brett Cummings, tratarão de melhorar o resultado da edição anterior, na qual ficaram fora por um acidente na 5ª etapa após um potente início. Por último, Shameer Variawa e seu novo copiloto, Danie Stassen, completarão o grid da Toyota Gazoo Racing no Dakar 2022.
Nasser Al-Attiyah e seu copiloto Mathieu Baumel têm fresca a vitória no Hail Rally, que também lhes valeu o título da Copa do Mundo de Rallys Cross Country 2021 da FIA, que os torna claros favoritos para a vitória no próximo Rally Dakar, que será disputado na Arábia Saudita entre os dias 1 e 14 de janeiro de 2022.
Nasser e Mathieu selaram sua vitória na Copa do Mundo de Rallys Cross Country após ganhar quatro das seis corridas este ano: Rally da Andaluzia, Rally do Marrocos, Abu Dhabi Desert Challenge e Hail Rally. A dupla decidiu não participar em duas provas, por motivo de compromissos prévios, de modo que na verdade ganharam todas as corridas em que competiram.
Embora a Copa do Mundo tenha sido vencida com a especificação anterior da Toyota Hilux, a equipe levará ao Rally Dakar a nova Toyota GR DKR Hilux T1 , marcando sua estreia internacional. O novo modelo equipa o motor a gasolina V6 com duplo turbo do novo Toyota Land Cruiser 300, assim como rodas maiores, um novo sistema de suspensão amortecedores com mais curso, e uma nova imagem mais ousada.
O novo Hilux GR DKR T1 foi testado exaustivamente, e a última etapa, no deserto de Kalahari, confirmou a configuração da equipe para o Rally Dakar 2022. Foi usada uma nova disposição dos amortecedores, e os exaustivos testes realizados nas instalações próprias da equipe mostraram avanços importantes no que diz respeito ao desenvolvimento do novo veículo.
Tanto Nasser como Giniel de Villiers ajustaram o veículo nas últimas semanas antes da corrida, e a equipe está convencida de que a configuração atual oferece um equilíbrio excelente entre sensação de condução e velocidade pura.
O Rally Dakar 2022 não é apenas uma das corridas automobilísticas mais difíceis do mundo, mas também o primeiro evento do novo Campeonato Mundial de Rally-Raids - World Rally-Raid Championship (W2RC) - da FIA. Nasser e Mathieu estarão no comando do novo GR DKR Hilux T1 no campeonato do ano que vem, e como tal, o Rally Dakar desempenha um papel essencial na aspiração da Toyota Gazoo Racing em conseguir os títulos de construtor, piloto e copiloto na temporada inaugural do W2RC.
O início do Dakar 2022 está programado para o dia 1º de janeiro, com uma ligação entre as cidades de Jeddah e Hail. A seção da estrada cobre 815 km, e seguirá com um breve trecho cronometrado de 19 km, que servirá para determinar a ordem de largada da primeira etapa.
A partir daí a rota avançará em sentido horário, visitando localidades como Al Artawiyah e Al Qaisumah, antes de chegar à capital da Arábia Saudita, Riad. Ali, será instalado o acampamento durante vários dias, até a jornada de descanso, dia 8 de janeiro. De Riad, a corrida seguirá para Al Dawadimi, Wadi Ad Dawasir e Bisha, antes de chegar ao seu final em 14 de janeiro em Jeddah.
Alinhamento da Toyota Gazoo Racing:
- 201 - Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel
- 207 - Giniel de Villiers/Dennis Murphy
- 225 - Henk Lategan/Brett Cummings
- 233 - Shameer Variawa/Danie Stassen
Glyn Hall, Diretor da Toyota Gazoo Racing: “A equipe está plenamente preparada para o próximo Dakar, e estamos ansiosos de testas nossa nova Hilux T1 em competição. Estamos convencidos de que o novo veículo nos levou a um novo nível, mas você nunca sabe onde está realmente até que a bandeira dê a saída para a corrida. Não vemos a hora de chegar a Hail”.
Nasser Al-Attiyah: “Estamos muito orgulhosos de ganhar o Mundial de 2021, o terceiro título para a Toyota Gazoo Racing. O carro que nos levou a todas as vitórias em 2021 era extremamente confiável e muito rápido, mas está claro que o novo modelo é ainda melhor. Estamos prontos para atacar desde o princípio no Rally Dakar, de olho no posto mais alto do pódio”.
Giniel de Villiers: “Nas últimas edições do Rally Dakar tivemos muitos problemas, mas esperamos que a especificação do novo T1 nos dê a oportunidade de estarmos no ponto máximo durante toda a corrida. O novo carro e o novo motor formam uma combinação muito potente, e estamos convencidos de que vamos nos destacar na competição”.
Henk Lategan: “Para mim, o Dakar 2022 é uma oportunidade perfeita para demonstrar aquilo que sou capaz. Brett e eu tivemos um grande início no Dakar 2021, mas infelizmente nosso avanço foi interrompido na 5.ª etapa. Estamos muito entusiasmados com nossas possibilidades para a próxima corrida”.
Shameer Variawa: “No ano passado consegui terminar meu primeiro Dakar, mas estou convencido de que em 2022 o resultado será ainda melhor. Nesta ocasião, não basta só terminar, quero demonstrar do que sou capaz em uma das provas automobilísticas mais difíceis do mundo. A nova Hilux T1 é um carro muito bom, de modo que depende de mim e de Danie Stassen, que irá competir em seu primeiro Rally Dakar”.