TOYOTA GAZOO RACING RESTAURA UM SPORTS 800, O REI DE SUZUKA NOS ANOS 60

A Toyota Gazoo Racing tem atualmente trabalho e modelos de sobra para mostrar, desde o TS050 da WEC, ao Yaris WRC que voltou à ação, passando pelo recentemente vitorioso Hilux de Al-Attiyah no Dakar, sem mencionar o espetacular Toyota Supra apresentado recentemente. Poderíamos pensar que eles já têm trabalho suficiente, mas pelo que parece ainda têm tempo para restaurar carros de corridas clássicos como este.
Trata-se de um Sports 800 dos anos 60, um simpático bólido de somente 580 quilos que chegou a ganhar os 500 km de Suzuka em 1966. Esse baixo peso foi fundamental para economizar combustível e poder fazer toda a corrida sem parar para reabastecer, superando a rivais como o Lotus Elan, Datsun Fairlady, Honda S600 e Nissan Skyline GT. Mérito disso era devido a um compacto motor de dois cilindros com um total de 45 cv, um volante mais leve, um carburador maior, uma relação de compressão mais alta e um silencioso de fluxo livre.
Entretanto, depois da glória chegou sua decadência. Após um tempo essa unidade foi encontrada em um lamentável estado de conservação, mas felizmente o pessoal da Toyota colocou mãos à obra para recuperar seu aspecto passado. Isso significou reconstruir mais da metade do carro com material novo, além de reforçar o chassi, remontando sua suspensão para melhorar o seu rendimento em pista.
Além de tudo isso, a Gazoo Racing também atualizou o interior do carro com um novo painel de instrumentos, novos bancos e um melhorado sistema de arranque. E claro, seu exterior foi repintado e agora mostra o seu traje de guerra em vermelho, preto e branco, à imagem e semelhança dos mais recentes carros de competição da Toyota.
E este é o resultado final. Uma demonstração de que as equipes de competição também sabem cuidar de seu patrimônio histórico.