TOYOTA GAZOO RACING WEC, PRONTO PARA 2023 COM O GR010 HYBRID RENOVADO

A Toyota Gazoo Racing apresentou um hipercarro GR010 HYBRID renovado para a temporada 2023, quando defenderá sua condição de número um contra novos rivais, no início de uma nova era para as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Resistência - World Endurance Championship (WEC) - da FIA 2023.
A incrível sequência de êxitos da equipe, que até agora abrange cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro dobradinhas de títulos seguidos no WEC, será testada contra mais participantes do que nunca na categoria de hipercarros, em uma temporada 2023 que contará com sete corridas, incluindo a edição centenária das 24 Horas de Le Mans.
Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall se somam à concorrência de hipercarros já existente por parte da Peugeot e Glickenhaus, para formar um grid de 13 veículos no WEC, que provavelmente serão mais ainda em Le Mans, onde se espera que seja uma luta acirrada pela distinção máxima da competição de resistência.
O GR010 HYBRID foi o primeiro hipercarro a aparecer em janeiro de 2021, e foi submetido a um programa de ligeiras modificações em áreas chave, como já aconteceu em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência.
Foram introduzidos ajustes em seu sistema de propulsão Racing Hybrid de alto desempenho, que conta com um motor a combustão de 3.5 litros e 520 kW (707 cv) e um motor elétrico de 200 kW (272 cv), para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade, aproveitando os conhecimentos exclusivos acumulados após mais de uma década de experiência com motores híbridos em Le Mans.
As mudanças mais visíveis da versão de 2023 do GR010 HYBRID se concentram na carroceria. Foram instalados novos elementos aerodinâmicos nos extremos frontais e uma placa menor no extremo do para-lama posterior, para melhorar a condução e a constância aerodinâmica.
Também foram introduzidas modificações na carroceria com o objetivo de melhorar a refrigeração dos freios e poder mudar rapidamente as opções de refrigeração durante uma corrida, graças a novas telas de ventilação na frente e atrás. Por outra parte, foi modificada a disposição dos faróis frontais para otimizar a visibilidade noturna.
Debaixo da carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido a um programa de redução de peso para não superar o mínimo global de 1.040 kg permitidos pelo regulamento. Com isso foram compensadas concessões feitas durante a fase de projeto do veículo, em 2020, que foram consequência da evolução da norma de hipercarros.
O GR010 HYBRID voltará a utilizar 100% de biocombustível renovável, desenvolvido a partir de material agrícola, que permite reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 65% e significa uma contribuição para aumentar a sustentabilidade da competição de resistência.
Para complementar esses aspectos, já não se permite o pré-aquecimento dos pneus antes de seu uso, o que reduz o consumo de energia e as emissões. Nesse sentido, a Michelin introduziu uma nova gama de compostos para pneus, projetados para alcançar uma temperatura de funcionamento máxima rapidamente, sem perder durabilidade nem desempenho.
Mais uma vez o GR010 HYBRID se beneficia da especialização técnica acumulada ao longo dos anos pelos parceiros da Toyota Gazoo Racing, que seguem contribuindo de forma notável para o seu sucesso. A DENSO fornece radiadores e velas, além de contribuir no motor elétrico frontal junto com a AISIN. A RAYS se encarrega das rodas de liga leve de magnésio, a Akebono proporciona as pinças de freio de liga monobloco e a Mobil 1 fornece o lubrificante.
A Toyota Gazoo Racing pode orgulhar-se de ser a única escuderia do grid de 2023 cujos pilotos foram todos ganhadores de Le Mans e campeões do WEC. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María ‘Pechito’ López unirão forças na sexta temporada consecutiva no carro nº 7, enquanto que os ganhadores de Le Mans e do título mundial do ano passado, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, compartilharão o volante do GR010 HYBRID nº 8.
O piloto de testes e reserva será Kazuki Nakajima, que se aposentou da competição no final de 2021 e colocou fim a uma trajetória que incluía três vitórias em Le Mans e um Mundial, assim como dois títulos de Super Fórmula. Combinará essas funções com seu cargo como vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe.
A temporada começa nos dias 11-12 de março, com um Prólogo oficial de provas, seguido pelo dia 17 de março pelas 1.000 Milhas de Sebring, antes de viajar a Portimão (16 de abril) e Spa-Francorchamps (29 de abril). O ponto alto da temporada, a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, será celebrada nos dias 10-11 de junho, antes das três últimas corridas em Monza (9 de julho), Fuji Speedway (10 de setembro) e Bahrein (4 de novembro).