TOYOTA GR 86 BY ADRO: UM TOQUE MAIS AGRESSIVO PARA O ESPORTIVO JAPONÊS
A segunda geração do Toyota GT 86, agora rebatizado como Toyota GR 86, já é uma realidade. Assim como ocorreu com o Subaru BRZ, o Toyota GR 86 recebeu uma profunda mudança estética. Ambos ficam agora mais diferenciados e o GR 86 exibe um design na linha dos dois produtos principais da Toyota Gazoo Racing, os GR Supra e GR Yaris. Deste último herda, por exemplo, a grade Functional Matrix.
Era só uma questão de tempo para que os principais especialistas do mercado de acessórios pusessem mãos à obra com o mais recente esportivo da marca japonesa. Como não poderia ser de outra maneira, a Aerodynamic Development Race Optimization (ADRO) foi um dos preparadores a entrar na lista das versões mais radicais que surgiram do esportivo.
A nível estético, o GR 86 da ADRO conta com um kit de carroceria de projeto próprio. Nele destacam-se elementos como o para-choque dianteiro com uma tremenda entrada de ar e um agressivo splitter, enormes saias laterais, um proeminente difusor, um aerofólio de generosas proporções e arcos de roda notavelmente alargados.
Completam o elenco as rodas de competição e uma suspensão rebaixada até limites incontestáveis, embora estes não sejam oferecidos pelo próprio preparador. Cada pacote é feito de polímero reforçado com fibra de carbono, levando mais de 40 horas para completá-lo à mão. O trabalho de design foi completado na Califórnia, enquanto que a fabricação foi realizada na Coreia.
O especialista não mencionou nenhuma modificação mecânica, mas poucos serão os usuários que, com estas modificações, deixem a mecânica de série. Lembrando que o GR 86 monta um motor de 4 cilindros e 2.4 litros de aspiração natural que também encontramos no Subaru BRZ.
Com relação à geração anterior, chega com um ligeiro aumento de potência, entregando um total de 235 cv a 7.000 rpm e 250 Nm a 3.700 rpm, o que permite ao Toyota GR 86 acelerar de 0 a 100 km/h em 6.3 segundos (1.1 segundos a menos que seu antecessor). A linha vermelha chega às 7.400 rpm.
A Toyota assegura que melhorou a capacidade de resposta do motor para proporcionar uma melhor transição de baixas para altas rotações. A potência é enviada às rodas traseiras através de uma transmissão automática de 6 velocidades ou uma caixa manual de 6 relações.