TOYOTA GR DKR HILUX T1 : O MONSTRO JAPONÊS PARA O DAKAR 2022

A Toyota Gazoo Racing, a divisão de competição e veículos esportivos da marca japonesa, apresentou a nova Toyota GR DKR Hilux T1 . Trata-se do bólido de competição com o qual a empresa participará no Dakar 2022, a legendária prova, cuja próxima edição terá início na Arábia Saudita no próximo dia 2 de janeiro. A Toyota contará com uma formação composta por quatro veículos.
Estes quatro GR DKR Hilux T1 estarão encabeçados por Nasser Al-Attiyah e seu copiloto, Mathieu Baumel, que acabaram em segundo lugar no Dakar 2021 e ganharam a prova em 2019. A equipe da Toyota Gazoo Racing para o Dakar 2022 é completada com Giniel de Villiers e Dennis Murphy, Henk Lategan e Brett Cummings, além de Shameer Variawa e Danie Stassen.
A nova Toyota Hilux do Dakar ainda está em fase de desenvolvimento, por isso aparece nas fotos com uma carroceria arrematada em fibra de carbono exposta. A versão definitiva será apresentada no final do ano, mas já podemos adiantar algumas das características mais destacadas deste veículo adaptado à atualizada norma T1.
A Toyota GR DKR Hilux T1 é uma evolução do modelo lançado originalmente em 2018 e que em 2019 venceu a prova. Mas embora esteja baseada em sua antecessora, introduz diversas novidades. Por exemplo, agora conta com um motor 3.5 V6 com dois turbo compressores que procede do novo Toyota Land Cruiser 300 em lugar do bloco 5.0 V8 aspirado que usava anteriormente.
Esta nova mecânica V6 produz em sua versão de rua 415 cv de potência e 650 Nm de torque. Agora, estas cifras serão “substancialmente mais altas” na versão de corridas, segundo afirma a Toyota no comunicado de imprensa. Também sabemos que utilizará pneus de 37 polegadas em lugar dos de 32 polegadas de edições anteriores. E esta mudança chega acompanhada de bitolas mais largas e de suspensões com 350 mm de curso em lugar dos 280 mm que tinham até agora.