TOYOTA GT86 E SUBARU BRZ: OS SUCESSORES JÁ ESTÃO A CAMINHO

Nos últimos tempos as notícias não eram animadoras para estes gêmeos japoneses, com a Toyota disposta a abandonar o barco devido ao seu acordo de colaboração tecnológica com a BMW. No entanto, as mais recentes informações indicam que os esportivos da Toyota e da Subaru terão sucessores, que chegarão em um prazo de três anos.
Os primeiros detalhes indicam que assim como a geração anterior, ambos os esportivos continuarão sendo ‘gêmeos’, mas cada um deles com certos traços específicos que lhe proporcionarão sua própria personalidade.
As mesmas informações assinalam que a nova geração dos Subaru BRZ e Toyota GT86 já se encontra em desenvolvimento e que chegará ao mercado em torno do ano de 2021. Assim como os atuais, a carroceria leve e a tração traseira serão suas principais qualidades, mas receberão melhorias consideráveis no chassi, com um centro de gravidade ainda mais baixo e um motor boxer de quatro cilindros que aumentará a cilindrada para 2.4 litros e elevará sua potência, que atualmente é de 200 cv.
Esse modelo esportivo mais acessível, um projeto conjunto desenvolvido pela Subaru e pela Toyota em 2012, talvez não tivesse tanto sucesso em termos comerciais como era previsto, mas conseguiu conquistar os clientes mais puristas, com sua tradicional configuração de motor boxer naturalmente aspirado, transmissão manual e tração traseira. Agora, com a próxima geração desses esportivos, ambas as marcas tentarão melhorar alguns aspectos que elevarão seu desempenho.
A planta da Subaru em Gunma, no Japão, será a encarregada de fabricar ambos os modelos e embora por enquanto o fabricante não tenha comunicado quando iniciará a montagem da segunda geração desses esportivos, o objetivo de ambas as empresas é poder lançá-los no ano de 2021.
Levando em conta que estamos a pouco mais de dois anos de sua chegada ao mercado, é provável que os primeiros protótipos comecem a rodar em pouco tempo e não faltará muito para conhecê-los no formato conceitual em algum dos salões automobilísticos que acontecerão ao longo do próximo ano.