TOYOTA HILUX GR SPORT CONVERTE-SE EM UM MOTORHOME COMPLETO

Os veículos todo-terreno preparados para a aventura estão cada vez mais na moda, e a verdade é que, além das habituais vans, as pick-ups são também uma base ideal para fixar um módulo de habitação no lugar da caçamba de carga traseira, sendo convertidos assim em motorhomes dos mais capazes fora do asfalto.
O exemplar que aparece nas imagens é obra da empresa japonesa Direct Cars, chama-se BR75 SUV Adventure Camper e está baseado na Toyota Hilux GR Sport, a versão de estilo mais esportivo da pick-up oriental. Como podemos apreciar, trata-se de uma preparação bem completa.
Esta pick-up de cabine dupla substitui a caçamba traseira por um módulo de habitação com uma generosa saliência traseira e uma parte superior que repousa sobre o teto do veículo. O habitáculo deste Toyota mantém seus cinco lugares, embora acrescente também espaço traseiro para que possam viver e dormir dois adultos e duas crianças.
O módulo traseiro pode ser acessado por uma porta lateral, mas também a partir do próprio habitáculo do veículo, o que significa que, de noite ou quando o tempo não ajuda, não é preciso sair do carro para passar para a zona de habitação.
Por dentro encontramos um ambiente luxuoso, graças a muitos revestimentos de madeira e iluminação ambiente, com bancos laterais, uma mesa dobrável e um teto elevável que permite o acesso de luz natural ao interior, mas também para que os ocupantes possam ficar de pé.
Esta área de estar pode ser convertida facilmente em uma cama dupla de 2.30 metros de comprimento, apta para dois adultos, enquanto que uma segunda cama dobrável de 1.66 metros pode acomodar duas crianças.
Não faltam compartimentos porta-objetos e janelas laterais, que também aportam luz ao habitáculo. Na parte posterior há uma segunda área, com piso impermeável, onde encontramos uma ducha, um lavabo e um espelho.
Chama a atenção o ar-condicionado de tamanho convencional, como os de uso doméstico, cuja unidade externa está integrada debaixo do para-choque traseiro.
Os diferentes sistemas da área de habitação, alimentados por uma bateria secundária de 200 Ah (recarregável durante a marcha e também graças a painéis solares de 200W), podem ser controlados a partir de um painel táctil. O veículo equipa também dois tanques de água, de 85 e 20 litros, além de um terceiro tanque para águas cinzas, de 45 litros.
Curiosamente, o especialista japonês também pode reutilizar a estrutura da caçamba de carga traseira, convertendo-a em um carro auxiliar que pode ser rebocado pelo próprio BR75, e que oferece espaço de carga adicional para equipamento e bagagem.
Quanto ao preço, estamos falando de 10.980.000 ienes (435.000 reais) para a versão baseada na Hilux mais básica, e de 12.450.000 ienes (495.000 reais) no caso da Hilux GR Sport. Em ambos os casos, no Japão o modelo está disponível unicamente com um motor turbodiesel de 2.4 litros com 150 cv de potência e 400 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades.