TOYOTA HILUX HYBRID 48V: PICK-UP JAPONESA AGORA ELETRIFICADA
A nova Toyota Hilux Hybrid 48V introduz pela primeira vez a eletrificação na linha da lendária pick-up para oferecer uma maior eficiência, um desempenho de condução superior e um maior conforto tanto em ambientes urbanos como todo-terreno.
A invencível Hilux conquistou reconhecimento por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade desde seu lançamento no Japão em 1968, e se converteu em uma das máquinas de carga mais reconhecidas da Toyota e um veículo emblemático de dupla utilização, que se encontra como se fosse em casa pela cidade e também nos terrenos mais adversos do mundo.
Com a incorporação de um sistema híbrido de 48V, a Toyota reforça sua estratégia multitecnológica inclusiva para a neutralidade em carbono. A Toyota acredita que os clientes necessitam de uma variedade de opções acessíveis e práticas, também para os veículos comerciais e todo-terreno.
Com a habitual e emblemática imagem da Hilux e disponível exclusivamente em formato de cabine dupla, a Hilux Hybrid 48V dá uma impressão contundente e audaz graças à sua grade e para-choque tridimensionais, destacando a presença firme e resistente da pick-up.
O interior da nova Hilux Hybrid 48V oferece um ambiente confortável e espaçoso, com uma extensa lista de equipamentos que inclui um moderno sistema de infotainment e a mais recente tecnologia Toyota Safety Sense.
Nova tecnologia de 48V
O potente motor diesel de 2.8 litros da Hilux foi reforçado com a adição de um sistema híbrido de 48V especificamente projetado para as exigências únicas da pick-up de dupla utilização da Toyota.
O motor propulsiona um bloco gerador compacto através de um sistema de correia, que por sua vez carrega a nova bateria de lítio de 48V, que é suficientemente pequena para caber debaixo dos bancos traseiros e minimizar assim o impacto sobre o espaço no habitáculo, com um peso de apenas 7.6 kg. Esta bateria de 48V também alimenta o sistema de 12V do veículo através de um novo conversor de CC/CC.
Como acontece com os sistemas elétricos híbridos combinados da Toyota, a nova bateria é carregada durante a desaceleração, além de regenerar com grande eficiência a energia de frenagem que, de outro modo, se perderia, ao mesmo tempo que reforça o rendimento dos freios. Uma vez carregada, a bateria envia até 16 cv de potência e 65 Nm de torque através do motor gerador ao motor a combustão, para otimizar a aceleração, a potência e a eficiência.
O robusto motor-gerador é compacto e foi projetado para suportar os ambientes de funcionamento mais adversos enfrentados pelos veículos comerciais, enquanto o motor a combustão foi modificado para adaptar-se ao sistema híbrido. Um novo tensor da correia de braço duplo e a maior resistência do material da correia contribuem para melhorar a experiência de condução e para um funcionamento mais silencioso, sem que isso afete a famosa durabilidade da Hilux.
Combinado com o motor gerador está o potente e conhecido motor diesel DOHC de 2.8 litros e 16 válvulas, ajustado à norma Euro 6d, que gera 204 cv a 3.400 rpm e 500 Nm de torque entre 1.600 e 2.800 rpm.
Conta com um sistema de injeção de combustível common rail, turbocompressor de bico variável e trocador de calor refrigerado por água. As medidas de controle das emissões de escape compreendem um catalisador de oxidação diesel, filtro de partículas diesel, redução catalítica seletiva - SCR, Selective Catalytic Reduction - e injeção adicional de ureia.
Assim como a Hilux atual, o Land Cruiser e a família de veículos PROACE, a Hilux Hybrid 48V é compatível com o diesel HVO100, um combustível de origem no fóssil, produzido 100% de fontes renováveis.
Grande resposta e eficiência, unidas a um funcionamento mais silencioso
A nova Hilux Hybrid 48V combina uma grande resposta da aceleração, um desempenho melhorado dos freios e um consumo mais eficiente de combustível com uma marcha mais suave seja na estrada ou por terrenos mais acidentados.
Em ambientes urbanos, a potência adicional do sistema híbrido de 48V oferece uma melhor resposta do pedal do acelerador e uma aceleração mais linear, sobretudo ao arrancar, enquanto a frenagem regenerativa dá lugar a uma desaceleração que é mais eficaz e natural.
Graças às melhorias do sistema Stop & Start, o motor a combustão pode permanecer mais tempo desligado, o que, combinado com as vantagens do sistema híbrido de 48V, melhora a eficiência de combustível em até 5% em comparação com o motor diesel convencional não eletrificado.
Além das vantagens em termos de eficiência, o sistema Stop & Start melhorado oferece uma circulação mais confortável, graças à resposta mais rápida do acelerador ao arrancar e a ignição mais silenciosa do motor a combustão, o que se consegue porque está conectado constantemente ao motor gerador e porque, ao contrário dos sistemas convencionais, não utiliza o motor de arranque. Por isso, o motor a combustão também arranca novamente com maior velocidade.
As melhorias da condução não se limitam aos ambientes urbanos, e a Hilux Hybrid 48V, como cabe esperar por seu ilustre legado, sobressai com naturalidade no uso todo-terreno.
O motor gerador permite também uma aceleração mais suave ao enfrentar terrenos complicados, e a frenagem regenerativa possibilita manobras mais seguras em declives, enquanto a velocidade do motor a combustão em marcha-lenta é reduzida de 720 para 600 rpm, o que incrementa a facilidade do condutor para controlar o veículo.
Pela primeira vez em uma Hilux, o novo sistema de Seleção Multiterreno oferece um desempenho e um controle ainda melhores, ao dar ao condutor a possibilidade de ajustar a configuração do controle de estabilidade do veículo em função das condições específicas da condução. Assim, pode ser estabelecida uma configuração automática ou o condutor pode escolher entre cinco opções pré-definidas - Terra, Areia, Lama, Neve e Pedras -, calibradas para regular a potência e o deslizamento das rodas para maximizar a tração e a manobrabilidade.
Foi dada uma atenção especial para assegurar que a Hilux Hybrid 48V tenha uma capacidade formidável para ultrapassar lugares alagados. A Hilux Hybrid 48V pode circular com água até 700 mm de profundidade, graças à estanqueidade da bateria de 48V e o conversor CC-CC, enquanto novas medidas antiderrapantes e de reforço na polia e na correia do motor gerador garantem um desempenho ótimo, mesmo em piso molhado.
Uma condução firme e estável
A nova Hilux Hybrid 48V mede nada menos que 5.325 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.815 mm de altura, e combina funcionalidade com um estilo resistente graças a um comprimento da plataforma de carga de 1.525 mm. As melhorias da eficiência híbrida e o desempenho da condução não significam como contrapartida nenhum sacrifício em relação à capacidade de reboque e de carga, que são mantidos em níveis excepcionais de 3.500 kg e 1.000 kg, respectivamente.
Como suas companheiras da família Hilux, a Hilux Hybrid 48V, com sua arquitetura de carroceria sobre chassi e sua estrutura portante, oferece uma durabilidade e uma rigidez à torção excepcionais. A resistente e durável suspensão com feixes de molas e o sistema de suspensão traseira com dois amortecedores, combinam as capacidades todo-terreno que são esperadas de uma máquina de carga reforçada com tração total com um conforto de marcha e uma sensação de condução similares aos de um crossover de luxo. Para reforçar ainda mais sua capacidade de chegar a qualquer parte, a Hilux Hybrid 48V apresenta uma distância mínima do solo líder em sua categoria, de 310 mm, nas versões de cabine dupla, com ângulos de ataque e saída de 29 e 26 graus, respectivamente.
Equipamento de segurança e multimídia atualizados
A nova Hilux Hybrid 48V incorpora a mais recente tecnologia Toyota Safety Sense para oferecer aos condutores e outros usuários da via uma proteção de primeira classe contra uma diversidade de perigos potenciais.
O sistema de segurança pré-colisão - PCS, Pre-Collision System - melhorado é mais eficaz em detectar pedestres de noite, ciclistas de dia, além de veículos e pedestres que se aproximam nos cruzamentos ao virar. Quando são detectados esses tipos de perigos, o sistema emite alertas acústicos e visuais antes de aplicar uma força de frenagem, si for preciso.
O novo aviso de mudança involuntária de faixa - LDA, Lane Departure Alert - detecta agora os acostamentos além das linhas pintadas, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo - ACC, Adaptive Cruise Control - com reconhecimento de sinais de trânsito - RSA, Road Sign Assist - permite ao condutor ajustar rapidamente a velocidade conforme o limite em cada momento, e também reduz a velocidade do veículo automaticamente antes das curvas em autopista.
Ao circular de noite, o sistema de luzes altas adaptativas - AHB, Adaptive High Beam - elimina a necessidade de mudar de luzes altas para baixas para não ofuscar outros condutores. Detecta se um veículo se aproxima e ajusta com precisão os faróis LED, diminuindo a intensidade das luzes para não incomodar outros usuários da via, de forma que o condutor pode circular a todo momento com luzes altas para uma máxima visibilidade.
No habitáculo, o mais moderno sistema Toyota Smart Connect, com uma tela de 8.0 polegadas, incorpora navegação na nuvem com a informação de tráfego mais atualizada e um agente de voz interativo para controlar com mãos livres o telefone, o sistema multimídia, o climatizador, os vidros elétricos e a iluminação ambiental. Os condutores também contam com a prática possibilidade de travar e destravar as portas do veículo e controlar o ar-condicionado através de um aplicativo do smartphone, em função da versão. Além disso, agora é oferecida conectividade sem fios mediante Apple CarPlay e Android Auto.
A nova Hilux Hybrid 48V chegará aos concessionários de toda a Europa em meados de 2024.