TOYOTA INVESTE NO DESENVOLVIMENTO DE UM CARRO VOADOR

Em 2012, a Toyota criou uma equipe de 30 colaboradores - chamada Cartivator - para que em seus tempos livres desenvolvessem um carro voador. Entretanto, somente daqui a três anos é que os frutos deste novo projeto poderão ser vistos, agora que a tecnologia parece estar mais desenvolvida.
A grande notícia, de acordo com periódico japonês Nikkei, é que a Toyota decidiu investir em um projeto denominado SkyDrive, de modo que esteja pronto para os Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020. Aliás, o SkyDrive terá a particularidade de carregar a tocha olímpica na abertura das olímpiadas.
Nesse momento, já estão sendo efetuados testes com um protótipo na escala 1/5. A equipe Cartivator pretende revelar o aspecto final do carro em julho. Sabe-se que o modelo final será capaz de transportar apenas uma pessoa, numa espécie de bolha, com portas laterais. Haverá rotores montados em cada canto, que lhe permitem voar. As três rodas permitirão que circule no solo. Espera-se que o SkyDrive tenha 2.90 metros de comprimento, 1.30 m de largura e 1.10 m de altura. O objetivo é que o modelo circule a uma velocidade de até 150 km/h.
Em julho do próximo ano, a Cartivator pretende testar uma versão comandada por um controle remoto e até ao final de 2018 colocar em circulação uma versão pilotada desse carro voador. Os criadores do projeto estimam que uma versão comercial possa estar à venda em 2023.