TOYOTA LAND CRUISER 2022: NOVA GERAÇÃO AGORA MAIS AVANÇADA
A geração atual do Toyota Land Cruiser tem mais de uma década e talvez muitos não tenham percebido devido às diferentes atualizações que a marca japonesa foi introduzindo ao longo destes últimos dez anos. Por isso, já é hora de se falar em um digno sucessor que continue mantendo viva a lenda deste famoso todo-terreno e isso é precisamente o que está fazendo a Toyota, que apresentou em Dubai uma nova geração.
Seu design não é nenhuma surpresa, já que semanas atrás vazaram algumas imagens de um exemplar com sua carroceria definitiva. Nelas se podia apreciar a nova geração completamente ao natural, sem nenhum tipo de camuflagem, exibindo uma estética evoluída que se apoia em uma parte frontal totalmente nova com uma grande grade dianteira rodeada pelas entradas de ar em forma de U. Os faróis são mais delgados, os arcos de roda mais pronunciados e sua traseira apresenta um estilo mais tradicional.
No interior as mudanças também são significativas, já que tanto o volante como o console central são novos, este último liderado por uma tela táctil de 12 polegadas situada na parte superior. Abaixo dela situam-se os comandos físicos para regular o climatizador, o aquecimento do volante e bancos, assim como o sistema de infotainment. Mais abaixo, há um seletor de modos de condução e teclas específicas para funções todo-terreno, incluindo aquelas destinadas à configuração do sistema de tração total junto à alavanca de câmbios.
Na parte mecânica as evoluções continuam sendo igualmente importantes, pois a nova geração está baseada em uma inovadora plataforma GA-F da família TNGA. Esta arquitetura foi inaugurada pela pick-up Tundra, sendo a grande responsável deste Land Cruiser ser até 200 kg mais leve que seu antecessor. A suspensão também é nova e foi testada em duras condições por especialistas com experiência no Dakar. Com ela se consegue não só um maior contato do pneu com o terreno em superfícies difíceis, mas também sobre o asfalto graças ao inovador sistema E-KDSS (Electronic Kinetic Dynamic Suspension System).
Trata-se de uma tecnologia que permite liberar ou bloquear as barras estabilizadoras dianteira e traseira para assim conseguir um melhor comportamento tanto fora como dentro do asfalto. Outras novidades importantes são a presença do Multi-Terrain Monitor, que proporciona ao condutor uma visão em tempo real da superfície que rodeia o veículo e a posição das rodas. O complemento ideal é o Multi-Terrain Select, um sistema que julga de forma automática a qualidade do terreno e adota o modo de condução mais adequado.
Debaixo do capô são duas as motorizações que acompanharão a nova geração do Toyota Land Cruiser, ambas baseadas em uma arquitetura V6 twin-turbo. A versão a diesel desloca 3.3 litros, desenvolve 309 cv de potência e um torque máximo de 700 Nm, enquanto que a versão a gasolina eleva seu tamanho até os 3.5 litros. Graças a isso é capaz de oferecer 415 cv e 650 Nm. Ambas as mecânicas estão disponíveis com uma nova transmissão automática de 10 velocidades, uma unidade que contribui para a redução de emissões e consumo de combustível em torno de 10% em comparação com seu antecessor.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que o icônico 4x4 agora conta com avanços significativos em segurança graças à presença do Toyota Safety Sense de segunda geração. A marca japonesa aumentou a capacidade do sistema de pré-colisão para ajudar a evitar um acidente, de modo que agora pode detectar pedestres (de dia e de noite) e ciclistas (de dia) no caminho do veículo, assim como possíveis perigos ao virar nos cruzamentos. Além disso, o Land Cruiser conta com um novo freio de apoio de estacionamento, que reconhece os obstáculos na parte dianteira e traseira do automóvel quando se move lentamente em um estacionamento.