TOYOTA MIRAI: 502 KM COM APENAS UM TANQUE DE HIDROGÊNIO
O Toyota Mirai, o primeiro carro movido a célula de combustível produzido em série, percorreu 502 km com um único tanque de hidrogênio. O anúncio foi feito por Jim Lentz, Diretor Executivo da Toyota na América do Norte, no momento em que o modelo está prestes a iniciar a sua comercialização no estado da Califórnia.
“Como há 20 anos com o Prius, o primeiro carro híbrido produzido em série, hoje o Mirai está prestes a proporcionar uma nova era de eficiência e uma mobilidade baseada no hidrogênio”, comentou.
O Mirai é um sedan, com capacidade para 4 passageiros e porta-malas. A sua tecnologia a célula de combustível compete diretamente com os motores tradicionais de combustão interna, mas com a vantagem de não gastar gasolina ou diesel. Em vez disso, o Mirai gera eletricidade usando hidrogênio, oxigênio e uma célula de combustível, emitindo para a atmosfera apenas vapor de água.
Na fase de lançamento nos EUA, a aquisição do Mirai incluirá três anos de combustível gratuito (15 mil dólares no máximo), a utilização gratuita dos aplicativos Safety Connect e Entune durante 3 anos e o um plano de manutenção Toyota Care2. A garantia geral do Mirai é de 8 anos ou 161.000 km em componentes essenciais do veículo, incluindo célula de combustível, controlador de energia, tanques de hidrogênio, bateria híbrida, computadores, compressor de ar FC, conversor de torque e controlador de abastecimento de hidrogênio.