TOYOTA NÃO FICA ATRÁS E CRIA SOCIEDADE COM A JOBY AVIATION PARA DESENVOLVER SEUS TAXIS VOADORES
A Toyota Motor anunciou uma sinergia com a empresa Joby Aviation, através da qual, a empresa japonesa desembolsará 394 milhões de dólares com a finalidade de desenvolver aeronaves elétricas de decolagem vertical com potencial para uso urbano.
No comunicado, a empresa japonesa afirma que compartilhará com a Joby sua experiência em termos de desenvolvimento, qualidade e controle de custos para o projeto de criação de sua aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).
O CEO da Toyota, Akio Toyoda afirmou que: “O transporte aéreo foi um objetivo a longo prazo para a Toyota, enquanto seguimos nosso trabalho no negócio automobilístico”.
Por sua parte, o fundador e CEO da Joby Aviation, JoeBen Bevirt, indicou que o investimento da Toyota significa “um compromisso sem precedentes de dinheiro e recursos” para sua empresa e o novo setor.
Não é nenhum segredo que a Toyota está adotando tecnologias emergentes à medida que se transforma em uma empresa de mobilidade focada em satisfazer as necessidades futuras de transporte dos usuários, de tal forma que esta aliança com a Joby Aviation ajudará a incorporar o transporte aéreo urbano sob demanda à corrente principal e iniciar uma nova categoria de traslado de pessoas e mercadorias.
Ambas as empresas esperam que sua colaboração facilite uma produção em massa ‘eficiente’ deste tipo de aeronaves, assim como o cumprimento dos cada vez mais restritos padrões de segurança.
Este anúncio chega somente alguns dias depois que a Hyundai e a Uber anunciaram sua sociedade para criar taxis voadores, utilizando um cenário tão propício como o Consumer Electronics Show, celebrado recentemente em Las Vegas.