TOYOTA QUER TORNAR A DAIHATSU UMA MARCA GLOBAL

A Toyota anunciou nesta terça-feira (04) que irá criar uma empresa interna conjunta com a sua subsidiária Daihatsu para desenvolver veículos urbanos destinados aos mercados emergentes.
Em comunicado citado pela Reuters, o fabricante japonês pretende criar essa nova empresa em janeiro, acrescentando que a mesma será liderada pela Daihatsu que, lembrando, foi adquirida pelo grupo Toyota no início deste ano.
Os planos de produto e de negócio serão concebidos conjuntamente pelas duas empresas - Toyota e Daihatsu -, mas caberá a esta última a tarefa de desenvolver e produzir os futuros modelos (que serão fabricados nas unidades de produção já existentes).
Segundo a Toyota, os mercados emergentes deverão incluir o Vietnam, a Índia e o Paquistão.
“Com a criação da empresa interna, a Toyota pretende aprender os próprios fundamentos da competitividade da Daihatsu e mudar a sua forma de trabalhar”, afirmou o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi.
O plano estratégico da Toyota passará por tornar a Daihatsu uma marca global. Atualmente, a Daihatsu (em uma joint venture com a Astra International) detém cerca de 16% de participação no mercado de automóveis de passageiros na Indonésia e cerca de 32,5% na Malásia (em outra joint venture).
Essa aposta nos mercados emergentes - tanto por parte da Toyota como por outros fabricantes japoneses como a Honda, Mazda, Nissan e Subaru - deve-se em parte a dois fatores: às recentes desacelerações de mercados como o Brasil e Rússia e ao rápido crescimento da classe média nos países emergentes, vistos como essenciais para a conquista desses mercados.