TOYOTA SUPRA SPORT TOP CONCEPT: A VERSÃO TARGA JÁ ESTÁ PRONTA

Como tantos outros eventos neste ano de 2020 marcado pela pandemia, o famoso SEMA Show de Las Vegas teve que reinventar-se. O evento referência em preparações tornou-se uma feira virtual sob o nome de SEMA360, na qual apesar de tudo, as marcas continuaram estando muito presentes. É o caso da Toyota, que apresentou algumas de suas criações mais recentes, mas havia reservado para o dia de hoje a mais especial de todas: um Supra conversível tipo targa.
A divisão americana da Toyota divulgou vários vídeos onde foi mostrando o ‘making of’ desta peculiar versão com teto targa criada para o SEMA deste ano. Seu nome é Toyota Supra Sport Top e se trata do esportivo ideal que todos os entusiastas estavam esperando, com um aspecto que lembra as gerações anteriores, especialmente a A80.
As imagens que a marca japonesa acaba de divulgar mostram um Supra com um splitter dianteiro e saias laterais mais marcadas junto com um difusor traseiro maior, assim como rodas e pneus mais esportivos, para-lamas ligeiramente mais largos junto com saídas de ar adicionais atrás das rodas dianteiras. Tampouco podemos ignorar o aerofólio traseiro curvado ao estilo do modelo dos anos 90 e as lanternas traseiras com um aspecto diferente.
No entanto, o verdadeiro traço diferencial deste modelo é o seu sistema de teto retrátil similar ao de seu antecessor, mas parece que não foi um trabalho de engenharia de um dia. Segundo explicam seus criadores, o objetivo passava por desenvolver uma estrutura que se dividia em duas peças - impressas em 3D - para posteriormente facilitar sua ocultação no porta-malas, algo que assim aconteceu, embora com o esperado funcionamento automático para realizar o processo de destape não ocorreu o mesmo, pois é manual.
Além disso, a equipe responsável por este concept também agregou reforços ao chassi do Supra para manter sua rigidez apesar desta transformação para conversível, mas tendo em conta que este novo modelo nasceu de um roadster como o BMW Z4, esse trabalho não deve ter sido muito complicado.
Essa parece ser a grande questão na esteira deste projeto. Por enquanto a única intenção de seus responsáveis é mostrá-lo como um concept a mais no SEMA360, mas como em muitos outros casos a recepção do público poderá ser um interessante termômetro para uma hipotética versão conversível de produção deste novo Supra, que repita a fórmula que vimos no modelo dos anos 90. Estaremos atentos aos próximos movimentos da marca a respeito do projeto.