TOYOTA, SUZUKI, DAIHATSU E CJPT LANÇARÃO MINIVANS ELÉTRICAS EM 2023

Suzuki Motor Corporation (Suzuki), Daihatsu Motor Co Ltd (Daihatsu), Toyota Motor Corporation (Toyota) e Commercial Japan Partnership Technologies Corporation (CJPT) anunciaram um acordo de colaboração visando a entrada no mercado de minivans elétricas a bateria durante 2023, para dar um passo amais para a neutralidade em carbono.
Os mini-veículos comerciais chegam a zonas onde outros veículos não podem acessar graças às suas dimensões reduzidas, e são importantes para a logística de último trecho. Foram sendo difundidos até representar em torno de 60% da frota total de veículos comerciais em países como o Japão, o que os converte em um tipo de veículo que pode oferecer uma contribuição substancial para alcançar a neutralidade em carbono se os avanços da eletrificação permitirem.
No entanto, um grande obstáculo para promover a eletrificação dos mini-veículos comerciais é a crescente carga que significam sobre o conjunto da sociedade, tanto em termos do maior custo dos veículos associados à eletrificação como dos custos relativos à infraestrutura de carga e o próprio tempo de carga - período de inatividade: aquele durante o qual os veículos e a carga estão parados.
Nessas circunstâncias, visando desenvolver uma minivan elétrica a bateria que atenda às necessidades de uso dos clientes profissionais, a CJPT participará no planejamento, enquanto Suzuki, Daihatsu e Toyota desenvolverão conjuntamente um sistema de propulsão elétrico de bateria adequado aos mini-veículos comerciais, combinando os conhecimentos da Suzuki e da Daihatsu em relação à fabricação de mini-veículos, com a tecnologia de eletrificação da Toyota.
A minivan elétrica a bateria desenvolvida por estas quatro empresas será utilizada por entidades colaboradoras em projetos de implantação social na prefeitura de Fukushima e em Tokyo.
Suzuki, Daihatsu, Toyota e CJPT seguirão promovendo iniciativas para alcançar na prática a neutralidade em carbono através da oferta de meios de transporte sustentáveis.