TOYOTA TUNDRA 2022: RENOVAÇÃO TOTAL PARA A PICK-UP QUE AGORA TAMBÉM É ELETRIFICADA

Em 1999, com o lançamento de sua primeira Tundra, a Toyota cortou sua própria fatia no bolo das pick-ups grandes. Hoje, após mais más de duas décadas concorrendo com F-150 e Silverado, a Toyota Tundra 2022 apresenta sua terceira geração, com a qual promete ainda mais capacidade e durabilidade, apesar de abrir mão daquilo que se acreditava indispensável na categoria: um motor V8.
Sua radical transformação começa nas entranhas. Tudo é novo na Toyota Tundra 2022, incluindo a plataforma. Seu chassi do tipo longarina agora é mais rígido e admite novas soluções para melhorar a qualidade de condução e o desempenho, como as montagens hidráulicas da cabine - reservadas para as versões mais equipadas.
Um ponto chave desta terceira geração é a introdução de uma suspensão traseira independente, que não só permite um trabalho mais sofisticado quando se fala de amortecimento, como também melhora o comportamento dinâmico e a capacidade de reboque. A Toyota Tundra 2022 pode rebocar até 5.4 toneladas, 17.6% a mais que sua geração passada, além de carregar 879 kg. Além disso, pela primeira vez é oferecida a opção de uma suspensão adaptativa variável.
Como era esperado, a linha mantém a versão TRD Pro, que não só apresenta uma aparência mais aventureira e peças pintadas de vermelho, como também a Toyota introduziu amortecedores internos FOX de 2.5 polegadas, que elevam 28 mm o eixo dianteiro para melhorar a capacidade off-road. Também há uma barra estabilizadora específica, pneus Falken todo-terreno e equipamento de proteção inferior especial.
A Toyota Tundra 2022 surpreende por eliminar da linha o motor V8. A partir de agora, todas as versões utilizarão um motor V6 twin-turbo de 3.5 litros que, com 395 cv e 650 Nm, supera o que era oferecido pelo propulsor de 8 cilindros da geração anterior. A potência é enviada às rodas através de uma transmissão automática de 10 velocidades.
A Toyota não deixou passar a oportunidade de hibridizar a Tundra. A terceira geração estreia um sistema de propulsão alternativo, chamado i-FORCE MAX, que combina o mesmo V6 twin-turbo do resto da linha, com um motor e gerador elétrico que se encarrega de arranques - pode funcionar em modo elétrico até a 29 km/h - e de recuperar energia. A potência total do sistema é de 443 cv e 790 Nm.
O habitáculo da Toyota Tundra 2022 também dá um salto importante em relação ao modelo anterior. O design agora é muito mais atual e musculoso graças às múltiplas superfícies em relevo, a opção de estofamento bitom e uma melhor seleção de materiais. A marca fala de um tato premium em superfícies de alto contato, como descansa braços e botões.
O destaque nesta terceira geração é uma tela de 14 polegadas, que não só busca converter-se em uma das maiores do mercado, como também em uma das mais conectadas. O sistema responde a comandos de voz “Hey, Hi, Hello, OK Toyota” para controlar direções, pontos de interesse e controles de áudio. A interface pode receber atualizações via Wi-Fi e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Em todas as suas versões, o equipamento da Toyota Tundra oferece tela de 8 a 14 polegadas para o sistema de infotainment, quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e tela de 4.1 polegadas para o computador de bordo, teto panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, entre outros.
A Toyota Tundra 2022 começará a ser fabricada em breve nas instalações da marca em San Antonio, Texas, para iniciar suas vendas nos Estados Unidos antes do final do ano, onde oferecerá três tamanhos de caçamba e uma ampla gama de assistências à condução.