TOYOTA VISLUMBRA UM FUTURO 100% ELÉTRICO PARA HILUX E LAND CRUISER

A conferência celebrada pela Toyota para apresentar ao mundo seu ambicioso plano estratégico de eletrificação deixou inúmeras manchetes. É que neste evento foram dadas as chaves principais do roteiro estabelecido pelo gigante da indústria automobilística japonesa para converter-se em uma referência e líder mundial na mobilidade totalmente elétrica. Um evento dirigido pelo próprio Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation.
Entre outras questões foi confirmado que a Toyota lançará 30 novos carros elétricos para 2030. Uma ofensiva de produto que será determinante para alcançar os objetivos de vendas estabelecidos. Além da própria marca Toyota, a jovem submarca bZ (beyond Zero) e Lexus tiveram também um papel protagonista no mencionado plano estratégico.
O dirigente máximo da Toyota deixou claro que a imensa maioria dos veículos elétricos que foram mostrados acabarão chegando ao mercado cedo ou tarde. Entretanto, deixou claro que alguns deles poderão não se materializar. Em todo caso, há dois modelos que despertaram muito interesse, já que mostram qual é a visão da empresa sobre o futuro desses veículos 4x4.
A Toyota mostrou um interessante modelo conceitual de pick-up 100% elétrico. Não foram dados detalhes concretos, mas chama a atenção o fato de que estamos diante de um hipotético modelo que ocupa o posto de uma das pick-ups atuais da Toyota. Poderia ser a Toyota Hilux, mas em princípio parece estar mais relacionado com a Toyota Tacoma, mas não devemos descartar nenhuma possibilidade. A popular pick-up da Toyota apostará mais cedo do que tarde na eletrificação. No entanto, hoje é bastante difícil que possamos ver um modelo elétrico como substituto da Hilux.
O segmento das pick-ups iniciou seu particular processo de transição para a mobilidade elétrica. A Hilux está ciente dos novos tempos que se avizinham e, quando chegar a hora, deverá dar o salto à eletrificação em seu mais alto nível e mostrar um substituto.
De maneira paralela à assinalada pick-up elétrica foi introduzido um outro chamativo modelo conceitual denominado Compact Cruiser EV. Também não foi dada nenhuma informação concreta a respeito deste concept car. Portanto, da mesma maneira fica aberta a porta para o desenvolvimento de um todo-terreno 100% elétrico. Poderia ser um hipotético substituto do incombustível Land Cruiser. Devemos considerar que os todo-terrenos também deverão apostar na mobilidade elétrica para seguir com vida em mercados importantes como a Europa, por exemplo.
A Toyota realizou uma declaração de intenções com os modelos apresentados no evento, assim como com os compromissos realizados. Vem aí tempos muito interessantes e seremos testemunhas de como um dos maiores fabricantes mundiais de veículos toca o seu processo de eletrificação no mais alto nível.