TOYOTA VOLTA A REGISTRAR O NOME CELICA E OS RUMORES SOBRE SUA VOLTA SÃO INTENSIFICADOS

Existem rumores de todos os tipos, mas neste caso são rumores especulativos, baseados em indícios e não em dados verdadeiros nem em fontes anônimas. Ainda assim, surgem novos e intensificados rumores sobre o regresso do Toyota Celica.
Assim como há alguns anos, o novo registro da denominação Celica no escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos, o USPTO, surpreende e intui o regresso de um modelo de estilo esportivo ao catálogo da marca japonesa. O fato é claro, em meados deste mês de janeiro a Toyota voltou a registrar essa denominação no mercado americano, assim como já havia feito em 2017.
Evidentemente, como já comentamos em várias ocasiões, o registro de uma denominação não implica no lançamento de um modelo com esse nome. Nem sequer seu uso em algum elemento, dispositivo ou iniciativa promocional. Trata-se apenas de uma ferramenta legal utilizada pelas empresas para que seus concorrentes não possam usar esses nomes nem construções linguísticas parecidas. Por isso que são registrados tantos nomes a cada ano e que nunca são utilizados. No entanto, hoje encontramos muito mais rumores e possibilidades do que contemplamos em 2017 (aqui).
Existem três teorias diferentes sobre o possível uso dessa denominação por parte da Toyota. A primeira delas é a mais evidente, um novo modelo de estilo esportivo que estaria no mesmo escalão de mercado que o modelo anterior e que hoje se situaria entre o Toyota GT86 e o novo Toyota GR Supra. Embora para muitos entusiastas esta seria a solução ideal, a verdade é que não é tão simples de ser realizada, pois os coupes de tamanho médio e compacto não gozam hoje do sucesso que desfrutavam no final do século XX.
As outras duas possibilidades são mais plausíveis. A primeira afirma que o novo Toyota GT86 receberá a denominação Toyota GR Celica, para contar com um catálogo de esportivos com nomes mais homogêneos e assim tratar de captar a atenção dos aficionados. Enquanto que o último rumor afirma que o novo Celica será um novo modelo, mas ele não será um esportivo como tal, mas um crossover ou até inclusive um novo modelo elétrico.