TOYOTA YARIS CROSS 2024: MAIS TECNOLOGIA E NOVO MOTOR HEV COM 132 CV

Boas notícias para os fãs da Toyota e do seu SUV de acesso. O Yaris Cross 2024 já é uma realidade e, apesar de chegar com poucas novidades, estas foram focadas em melhorar aqueles pontos que eram mais criticados pelos clientes. Sem dúvida alguma, uma atualização mais que acertada para manter o crossover japonês no ponto mais alto das listas de vendas.
Embora seja um dos últimos modelos a chegar ao segmento B-SUV, o Yaris Cross já se encontra na segunda metade do seu ciclo comercial. A renovada linha, que previsivelmente manterá a estrutura de acabamentos atual, poderá ser reservada na Europa a partir deste mês de dezembro como Premiere Edition. As primeiras entregas e o resto das versões chegarão no primeiro trimestre de 2024.
A nível estético, as mudanças no Yaris Cross são mínimas no exterior. Podemos apreciar os novos emblemas da Toyota, uma paleta de cores atualizada e novos desenhos de rodas. Destacam-se a cor Urban Khaki da Premiere Edition e os detalhes específicos no acabamento GR Sport. A coisa muda, e muito, no interior, com uma leve atualização, mas com muito mais tecnologia.
Duas grandes telas assumem todo o protagonismo. A instrumentação digital pode contar com um tamanho de 7.0 ou 12.5 polegadas, em função do acabamento; enquanto a nova tela táctil do sistema de infotainment é oferecida com até 10.5 polegadas. Este sistema é o já visto em outros modelos da marca e significa uma tremenda evolução em gráficos, fluidez e funcionalidade.
Além disso, a dotação soma elementos como a chave digital, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, atualizações ‘over the air’, controle por voz “Hey Toyota” e uma maior dotação de segurança. Destaca-se o pacote Toyota T-Mate, que oferece tecnologias de condução autônoma de nível 2 e se soma aos sistemas Toyota Safety Sense 3.0 de última geração.
O Yaris Cross se une ao Yaris com a nova oferta de powertrain ‘Dual Hybrid’. A versão de acesso será o já conhecido motor híbrido com 116 cv e 141 Nm de torque máximo, que passa a ser denominado Hybrid 115. Este será acompanhado pela tecnologia híbrida Toyota de quinta geração em uma nova opção de powertrain, o Hybrid 130. Em conjunto, entrega 132 cv e 185 Nm de torque.
Nele, o já estabelecido sistema híbrido elétrico de 1.5 litros foi equipado com uma nova transmissão que conta com um motor-gerador elétrico (MG1) maior e mais potente. Isso, junto com os ajustes na unidade de controle de potência (PCU), oferece um aumento de 14% na potência total do sistema. Ao mesmo tempo, o torque do motor MG2 foi incrementado.
Isso foi feito em toda a faixa de rotações, aumentando o máximo em cerca de 30%. O resultado é uma aceleração mais rápida: o tempo de 0 a 100 km/h se reduz em meio segundo, até 10.7 segundos; e o tempo de aceleração de 80 a 120 km/h se reduz em 0.4 segundos, até 8.9 segundos. O novo sistema alcança entre 103 e 122 g/km de CO2, o melhor de sua classe.
O novo powertrain Hybrid 130 será introduzido nos modelos de alta gama, incluindo os novos Premiere Edition e GR Sport. Além disso, o novo Yaris Cross se beneficia de uma série de medidas adicionais para reduzir o ruído e as vibrações. No que diz respeito ao ruído do motor, foi adicionado um amortecedor dinâmico no suporte do motor do lado esquerdo.
Além disso, foi instalado um ressonador na mangueira de admissão; o silenciador interior do painel foi alterado de uma só camada para uma construção de três camadas; e foi adicionada uma camada extra de filtro ao silenciador superior do capô. Para combater o vento e o ruído da estrada, foi utilizado um vidro mais grosso no para-brisa, assim como nas janelas laterais dianteiras e traseiras.