TOYOTA YARIS CROSS: CHEGA UM NOVO SUV COM TRAÇÃO TOTAL E MECÂNICA HÍBRIDA

Após vários meses de relatos, sobretudo de adiantamentos por parte da marca e fotos flagrantes, finalmente foi apresentado o novo crossover da Toyota. A família SUV do fabricante japonês dá as boas-vindas ao seu novo integrante e o membro de menor tamanho. Trata-se do novo Toyota Yaris Cross, modelo que se situará como o ‘irmão menor’ do bem-sucedido C-HR.
Para o desenvolvimento deste novo modelo foi tomada como ponto de partida a plataforma GA-B, uma arquitetura utilizada também pela nova geração do Toyota Yaris. E como caberia esperar pelo seu nome, são dois modelos que guardam uma estreita relação em diversos aspectos, mas a Toyota já deixa claro, o novo Yaris Cross é um modelo que faz parte da ‘família Yaris’.
No processo de design do novo Yaris Cross tomou-se como referência os gostos e demandas do público europeu, e todo o projeto foi realizado na França. Estamos diante de um modelo que não perdeu a essência original do utilitário que emana, mas que por sua vez, é rapidamente identificado como um SUV da marca. Destaca-se sem dúvidas a sua grade, proteções de plástico que recorrem toda a parte inferior da carroceria e uma traseira onde as lanternas marcam tendência.
O novo Toyota Yaris Cross mede 4.180 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.560 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.560 mm, além de um porta-malas com capacidade para 390 litros.
Com relação ao interior do novo Yaris Cross somos envolvidos por um ambiente onde se respira qualidade e bem-estar, não havendo surpresas desagradáveis neste aspecto. É preciso prestar especial atenção às guarnições, materiais utilizados e design do posto de condução, assim como o console central.
Quanto ao equipamento tecnológico, é igualmente notável. O novo Yaris Cross conta com o pacote Toyota Safety Sense, composto de inúmeros sistemas de assistência à condução. Em termos de conectividade ocorre o mesmo, o sistema multimídia, controlado através de uma tela táctil, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, contando assim com opções muito elevadas. Outro detalhe do equipamento de destaque é a tampa traseira elétrica, o que facilitará a tarefa de carregar ou descarregar o veículo.
O Yaris Cross está totalmente comprometido com a eletrificação e a mobilidade sustentável. Este novo modelo é propulsionado por um sistema híbrido (HEV) de quarta geração que gira em torno de um motor a gasolina de 1.5 litros com três cilindros e ciclo Atkinson, entregando uma potência máxima de 116 cv e 120 Nm de torque máximo. Além disso, conta com uma bateira de íons de lítio que lhe permite rodar uma pequena distância em modo 100% elétrico.
Outra das características mecânicas mais relevantes do novo Yaris Cross é que pode ser configurado com a tração total elétrica AWD-i. Um sistema elétrico mais compacto e leve que as unidades 4x4 mecânicas. Durante a condução normal o Yaris Cross funciona com tração dianteira, mas no caso de ser necessário, o sistema AWD-i ativará a tração 4x4 para garantir uma correta aderência.
A versão de tração dianteira anuncia emissões de CO2 de menos de 90 g/km, enquanto que a versão AWD-i de tração total faz o mesmo abaixo dos 100 g/km. Contará com sua mecânica híbrida para diferenciar-se dos seus principais rivais europeus, como o Peugeot 2008, SEAT Arona, KIA Stonic e Skoda Kamiq, entre outros.
Com relação à sua chegada ao mercado, a produção do Yaris Cross destinado ao mercado europeu acontecerá em Valenciennes, na França, e se espera que a marca alcance um volume total de 150.000 unidades. A Toyota espera que este modelo consiga uma participação de mercado de 8%, um objetivo realmente ambicioso. Seu lançamento comercial acontecerá no primeiro semestre de 2021.