TWIN'Z: UMA NOVA ABORDAGEM DO VEÍCULO URBANO, COMBINANDO TECNOLOGIA E SOFISTICAÇÃO
Na Triennale de Milan, encontro anual da área de design, realizado em Milão, a Renault e o designer britânico Ross Lovegrove apresentam em estreia mundial o Twin’z. Este carro-conceito ilustra o encontro de dois universos: mobiliário e automóvel.
O Twin’Z é a 5ª etapa no ciclo de vida da estratégia de design da Renault e representa o tempo de se divertir. O Twin’Z encarna uma abordagem moderna e lúdica do veículo urbano inspirando-se na herança de modelos emblemáticos da história da Marca, como o R5 e o Twingo. O Twin’Z é dotado de uma arquitetura com motor 100% elétrico de tração traseira.
A Renault pediu para Ross Lovegrove criar o habitáculo com um tratamento que aliasse tecnologia e sofisticação, como se fosse uma sala de estar. Ross Lovegrove deu sua visão pessoal ao veículo, desenvolvendo um estilo inspirado no mundo natural.
O Renault Design deve estar sempre atento e aberto. Atento às tendências, para melhor antecipá-las. E aberto a todos os setores de atividade, para criar a inovação. Existem várias pontes entre as criações de Ross Lovegrove, que associam beleza, inteligência e uma abordagem sensível inspirada no mundo dos seres vivos e da natureza, e o design que desenvolvemos há 3 anos na Renault, sensual, em busca de emoções simples e sempre próximo das pessoas, comentou Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial da Renault.
Tecnologia e sofisticação caracterizam este conceito, cuja cor azul é uma homenagem a Yves Klein, pintor francês do século 20. Segundo Ross Lovegrove “Ela é uma referência ao patrimônio cultural francês e traduz igualmente o vigor do planeta. Vista do espaço, a nossa mãe Terra não é azul?” Dotadas de uma abertura antagonista, as portas se abrem eletricamente. A ausência de coluna central permite abrir totalmente o habitáculo e permitir um grande acesso a bordo. Já a grade frontal é desenhada para criar um efeito de vórtice. Ela foi concebida para orientar os fluxos de ar e controlar as turbulências de maneira a otimizar o desempenho aerodinâmico.
As rodas foram concebidas como uma entidade indissociável. O aro adota uma cor verde luminescente e um desenho inspirado nas estruturas que podemos observar no mundo orgânico. Ele é formado a partir de um núcleo central que avança em finas ramificações de inspiração vegetal para chegar até o contorno. O pneu, desenvolvido especificamente pela Michelin, prolonga esta geometria, unindo os dois elementos. A roda é então percebida como um todo e não como uma combinação de elementos separados. O Twin’Z é iluminado por LEDs que correm desde a grade frontal até o para-choque traseiro, passando pelo teto. A luz nasce no losango e se propaga até os faróis antes de subir pelas colunas do para-brisa no teto e depois descer até o para-choque traseiro. Esta progressão cria um efeito mágico, que parece dar vida ao Twin’Z.
Com o Twin’Z, a Renault mantém a tradição dos veículos urbanos compactos e confortáveis ao mesmo tempo em que oferece um objeto de design sofisticado.
3 perguntas a Laurens van den Acker:
Como o Z28 RL se insere na estratégia de Design da Renault? Qual é o sentido da pétala Play?
OTwin’Z é o 5º carro-conceito oriundo da estratégia de design iniciada com o DeZir no Mundial de Paris de 2010. Como seus predecessores, ele ilustra o ciclo de vida e encarna a aspiração à diversão – a pétala Play. Para esta etapa, escolhemos o tema da “personalização”. Assim, pensamos que a melhor forma de ilustrar isso era criar não apenas um, mas dois carros-conceitos baseados na mesma arquitetura inovadora! Cada um deles é dedicado a um universo diferente: um terá um estilo entusiasta, esportivo e espetacular, bastante ligado ao automobilismo; o outro, o Twin’Z, é um veículo urbano chique, com um design diferenciado e voltado ao “estilo de vida”, criado com a ajuda de Ross Lovegrove, um designer de renome. O
Twin’Z, apresentado hoje, é este olhar que qualifiquei como artístico em um automóvel. Ele se dirige diretamente às nossas emoções, brinca com nossos sentidos, principalmente através de uma utilização inédita da luz. Ao mover o cursor da personalização até o seu ponto máximo, o Twin’Z indica, desde já, que o futuro veículo urbano compacto da Renault será lúdico e saberá se adaptar aos gostos e à personalidade de seus proprietários. O Z28 BR, código do gêmeo do Twin’Z, atrairá a atenção da mídia em breve, para mostrar outra faceta deste potencial de personalização.
Por que trabalhar com um designer externo à empresa, e até mesmo ao setor automobilístico?
Ao recorrer à Ross Lovegrove, recorremos em primeiro lugar a um designer contemporâneo de grande talento, reconhecido em todo o mundo. Ao nos associarmos ao seu nome, temos a garantia de atingir um público muito maior que aquele relacionado apenas ao automóvel. Há muito tempo, aqui na DDI, apreciamos o trabalho de Ross Lovegrove, que associa beleza e inteligência. Sua forma de expressão é sensível e sua linguagem inspirada no mundo da natureza também tem uma proximidade com nosso design sensual, humano e marcado pela busca permanente da emoção. Confrontar nossos 2 universos, o dos objetos imóveis de um lado e o do “’auto-móvel” do outro, era para nós uma oportunidade de ir além de nossas fronteiras habituais. Uma oportunidade para mostrar que após o Zoé, o Clio e o Captur, nossa marca continua sua dinâmica de novidades ao mesmo tempo em que se expressa através de registros bastante diferentes. Finalmente, ao revelar o Twin’Z com Ross durante o Salão do Móvel de Milão, a Renault se coloca em uma posição de atrair e valorizar sua imagem junto a um público diferente e autenticamente apaixonado pelo design.
O Z28 RL pré-figura um veículo urbano: o que ele traz dos veículos urbanos emblemáticos da marca?
Assim como o R5 ou o Twingo, este veículo terá um caráter bem próprio e diferenciado. Ele apresentará uma arquitetura engenhosa a serviço da funcionalidade. Este carro será ao mesmo tempo compacto e bastante confortável, ágil e simpático… como seus irmãos mais velhos.