UAZ SPARTAN: MODELO RUSSO SE TRANSFORMA EM UM TODO-TERRENO ELÉTRICO

O UAZ Spartan é um dos todo-terrenos mais brutos que estão disponíveis no mercado. É fabricado na Rússia e exportado a diferentes mercados europeus, oferecendo um design muito clássico, mas com uma aptidão off-road de categoria. Um dos grandes problemas de algumas marcas pequenas como a UAZ é a sua praticamente nula capacidade de investimento para desenvolver elétricos, de modo que surgem empresas especializadas para estas transformações.
A empresa MW Motors é um exemplo. Os checos transformaram este todo-terreno em um potente elétrico, centrando-se exclusivamente na parte motriz, pois o design é praticamente o do modelo a combustão com uma nova grade completamente fechada. Em suas entranhas, o motor a gasolina de 2.7 litros e 128 cv foi substituído por um motor elétrico que produz uma potência máxima de 120 kW, equivalentes a 163 cv e um torque máximo de 600 Nm.
O sistema é único no mundo, pois o habitual nos carros de zero emissões é que a transmissão seja automática e de uma ou duas velocidades, conforme a potência. Neste caso, com uma só bastaria, mas o pessoal da MW Motors conservou a transmissão manual e a caixa redutora adicional da qual dispõe o todo-terreno original. O Spartan elétrico também conta com uma bateria com capacidade de 55 kWh, que proporciona energia para uma autonomia máxima de 200 quilômetros.
Suficiente para aqueles clientes da UAZ que não utilizem o modelo para grandes viagens, mas para trabalhos e rotas no campo. Ainda assim, os checos oferecerão uma bateria com quase o dobro de potência, com uma capacidade de 90 kWh caso algum cliente solicite um extra de autonomia.
Os especialistas da MW Motors já informaram o preço do novo todo-terreno elétrico: custa 39.900 euros na República Checa, de modo que variará no resto dos países onde será vendido. A empresa pretende vender os dois modelos, combustão e elétrico, em todos os países da Europa, incluindo o Reino Unido com o volante do lado direito.