UBER INTERROMPE OS TESTES DE SEUS CARROS AUTÔNOMOS NA CALIFÓRNIA
Para que os carros autônomos possam chegar ao mercado nas mesmas condições dos atuais, é necessário que passem por uma série de testes que verifiquem se estão preparados para circular de forma segura. No entanto, esses testes ainda não são permitidos em todos os países do mundo, já que a norma que trata desse tema ainda é muito vaga e tampouco regula todos os aspectos que interferem na realização desses testes.
Outro dos problemas que surgem com esses regulamentos é que cada país impõe o seu, portanto, o fabricante que queira testar seus veículos autônomos em vários países terá muitas dificuldades na hora de modificar seus carros para cumprir com todos os requisitos. O país onde sucedem mais coisas desse tipo são os Estados Unidos, onde cada estado tem um regulamento diferente e isso faz com que surjam inúmeros problemas.
Uma das empresas que está realizando os testes de seus carros autônomos em vários estados americanos é a Uber. A empresa especialista no transporte de pessoas pretende ser a primeira a ter um carro autônomo no mercado, e para isso está testando seus veículos em várias cidades. O problema é que em algumas delas parece que não possui todas as licenças necessárias e essa situação poderá prejudicar seu planos de expansão.
Em vista da discrepância que houve na hora de solicitar a licença, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia comunicou à Uber que eles não podem mais realizar os testes de seus carros em ruas californianas. Essa situação fez com que a empresa fosse obrigada a suspender (não se sabe se temporariamente) os testes de seus carros nesse estado. Enquanto isso, o resto de sua frota de carros autônomos segue circulando pelos demais estados americanos. Ainda não se sabe quando esse problema da Califórnia será solucionado.