UM BMW M5 E28 DE 1987 QUE PERTENCEU AO REI DA SUÉCIA FOI VENDIDO EM LEILÃO
Imagine ser dono de um carro que pertenceu à realeza. Agora, um felizardo acabou de adquirir em leilão um veículo em cujo registro de proprietários figura Carl XVI Gustaf, o rei da Suécia. Trata-se do BMW M5 E28 de 1987 que aparece nas imagens, que foi vendido através da plataforma de leilões online Bring A Trailer.
O carro foi adquirido novo pelo rei em janeiro de 1987. Está acabado em um discreto tom verde e não apresenta nem a denominação do modelo nem o spoiler da tampa do porta-malas. No entanto, agora conta com rodas BBS de três peças com o centro dourado que substituem as rodas originais, também BBS, de 16 polegadas.
O interior conta com bancos esportivos de couro preto com regulagem elétrica; couro no painel, no console central, nos para sóis e na coluna de direção, assim como um para sol elétrico que permite agregar privacidade ao habitáculo. O sistema de som Blaupunkt também parece o original da época.
Debaixo do capô, a geração E28 do BMW M5 era equipada com o motor S38 de 6 cilindros em linha e 3.5 litros com 286 cv de potência e uma transmissão manual de 5 velocidades. O propulsor acumula impressionantes 252.000 quilômetros rodados, embora se encontre em seu estado original e agora apresenta uma nova bateria e uma completa manutenção com correias, óleo, líquido de freios e inclusive uma recarga do ar-condicionado.
O rei Carl XVI Gustaf da Suécia, de 77 anos, assumiu o trono em setembro de 1973 e sempre manifestou sua paixão pelo mundo automobilístico, cultivando uma garagem onde havia vários BMW e, segundo se informa, também vários Porsche 911 e Ferraris, assim como um AC Cobra.
O BMW M5 E28 que pertenceu ao rei da Suécia foi vendido por 140.000 dólares.