UM DOS MENORES E MAIS RAROS CARROS DO MUNDO FOI VENDIDO POR 121.000 DÓLARES EM PEBBLE BEACH

“Conduzir um carro pelo preço de um scooter”. Esta era a promessa do Peel Trident, um dos menores e mais raros carros da história. Esse triciclo saiu da linha de montagem pela primeira vez em 1965, era baseado na cabine de um avião e acomodava duas pessoas. Foram fabricados somente 45 exemplares. O modelo era tão pequeno, que a placa de licença ocupava mais da metade do que o carro media de largura.
O modelo que aparece nas imagens foi vendido pela primeira vez no Reino Unido com o número de série E185. Em 2014, depois de um meticuloso trabalho de restauração, cruzou o Atlântico e passou às mãos de seu proprietário atual, nos Estados Unidos. A casa de leilões RM Sotheby’s vendeu este Peel Trident no último dia 18 de agosto em Peeble Beach por nada menos que 121.000 dólares.
No mesmo ano, a Peel fabricou um carro ainda menor: o Peel P50, neste caso somente para uma pessoa. O Peel Trident mede 1.85 metros de largura, equipando um motor de 49 cm3 e um cilindro de dois tempos, que produz 4.2 cv, enviados à única roda traseira. A velocidade máxima é de 45 km/h.
O carro possui três marchas para frente e não dispõe de marcha ré. É claro que sua autonomia é surpreendente: seu tanque de oito litros lhe permite rodar 300 quilômetros sem reabastecer. Outro ponto interessante: estacionar não é um problema, já que é maior apenas que uma geladeira.
O Peel Trident e seu irmão P50 fizeram parte, nos anos 60, de um projeto que permitiu comprovar qual seria o tamanho mínimo que deveria ter um carro para poder cumprir seu papel como tal. Foram produzidos um total de 120 exemplares dos dois modelos depois de sua apresentação em Londres, e agora a maioria deles roda pela Ilha de Man, onde foi produzido. No total, no dia de hoje são contabilizados 48 sobreviventes.