UM DOS RAROS CORVETTE CALLAWAY SUPERNATURAL CR-1 ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS

A chegada do Chevrolet Corvette C4, a quarta geração do esportivo americano, significou um avanço para o modelo. Mas a apresentação do novo Corvette ZR1 em 1990 foi um salto em desempenho e qualidade, que conseguiu inclusive, mais atenção midiática na Europa graças ao seu recalibrado chassi e ao seu novo motor V8 LT5 de duplo comando de válvulas desenvolvido pela Lotus, em substituição ao motor V8 tradicional do tipo ‘push-rod’.
Até aquele momento a Callaway não era somente um preparador a mais, pois entre os model/year 1987 e 1991 os clientes podiam encontrar no catálogo do Corvette a opção B2K, integrada no sistema regular de produção RPO (Regular Production Option) da General Motors. Esse opcional era um paquete denominado B2K Callaway Twin Turbo, que era montado nas próprias instalações da Callaway, e que graças à sobrealimentação elevava a potência do Corvette C4 até os 350 cv, embora em sucessivas atualizações conseguissem alcançar os 456 cv.
A chegada do novo motor V8 LT5 do ZR1 na década de 90 e posteriormente do V8 LT1 para as versões regulares do Corvette, significou o final para a opção B2K de duplo turbo, então a Callaway desenvolveu alternativas para os novos modelos. No caso do ZR1, preferiu prescindir da sobrealimentação que tão bons resultados lhe haviam dado no passado e optou por melhorar o novo motor DOHC, aspirado naturalmente.
O resultado foi um motor potenciado sem turbos, daí a denominação SuperNatural, por ser um bloco naturalmente aspirado. A denominação CR-1 é um agrado ao nome ZR1 e designa as versões baseadas nessas versões de motor LT5, enquanto que as preparações sobre o motor LT1 regular receberam o nome de CL-1.
No total foram fabricados somente 17 exemplares do Callaway SuperNatural CR-1, que contavam com dois níveis de potência disponíveis: 482 e 497 cv. Desses, somente dois exemplares do CR-1 chegaram a sair das instalações da Callaway com todos os opcionais disponíveis oferecidos para esse modelo. E o exemplar que aparece nas imagens e que acaba de aparecer à venda em New York é um deles.
Essa unidade do Callaway SuperNatural 490 CR-1 corresponde ao modelo 1991 e conta com uma quilometragem relativamente baixa, conta com pouco mais de 59.500 quilômetros de uso, mas o seu estado de conservação é perfeito. Do vendedor atual só se sabe que é um colecionador privado e que vive na cidade de New York. O preço pedido é de 86.000 dólares.
Dos dois únicos exemplares que se conhece com essas especificações, este conta com a carroceria na cor vermelha. A outra unidade está pintada de azul Aqua Blue. Esse exemplar conta inclusive com freios Brembo - com pinças de seis pistões na dianteira - e rodas Dymag de magnésio que foram introduzidas dois anos depois de que o veículo foi montado. Em 1993, o exemplar voltava às instalações da Callaway para receber essa atualização, de modo que dispõe de todos os opcionais possíveis do catálogo da Callaway.
Como muitos dos exemplares do Corvette C4 modificados pela Callaway, conta com o kit aerodinâmico Callaway Aerobody, que modifica notavelmente o aspecto exterior do modelo, com novas ópticas auxiliares na parte dianteira e novas lanternas traseiras, além de para-choques mais envolventes e novas brânquias nas laterais.
O desenho dos painéis não se alterou muito com os anos, de modo que pelo menos a nível exterior é muito difícil de distingui-los dos Callaway de duplo turbo da década de 80, como é o caso do icônico Callaway Sledgehammer, que entregava 898 cv e 1.050 Nm de torque máximo.
Uma das senhas de identidade dos CR-1 é o interior totalmente revestido em couro, realizado com material importado da Alemanha e que inclusive cobria o santoantonio traseiro, um elemento que nem todos os proprietários montavam, mas que também está presente nesse exemplar.