UM DOS RAROS FERRARI F348 GT COMPETIZIONE FABRICADOS POR MICHELOTTO SERÁ LEILOADO EM PARIS
A saga Ferrari F348 é uma das mais criticadas e menos queridas da casa de Maranello. Tanto a imprensa (ao longo do tempo) como os usuários se queixaram longamente de seu comportamento dinâmico e inclusive existem rumores que asseguram que os próprios diretores da Fiat rejeitavam os exemplares gratuitos do F348 que lhes eram oferecidos pela Ferrari.
Atualmente podemos encontrar modelos da marca italiana pouco apreciados pelos colecionadores e com preços atipicamente baixos para um veículo com o emblema da Ferrari, como o Dino F308 GT4 da Bertone e o Ferrari Mondial 8, mas nenhum deles recebeu as críticas das quais foi objeto a linha F348, um fato que não voltou a se repetir desde então.
Quando Luca Cordero di Montezemolo assumiu as rédeas da Ferrari no início da década de 90, este foi um dos primeiros problemas que o executivo italiano teve que enfrentar, e embora tivesse sido apresentada uma atualização do modelo no final de 1993, que envolveu inclusive uma pequena mudança de denominação, não foi suficiente para resolver o problema de reputação do modelo.
Mas isso não impediu que a empresa italiana decidisse criar uma verdadeira versão de competição do modelo destinada aos diferentes campeonatos de resistência em ambos os lados do Atlântico, e ao contrário de seu antecessor, o Ferrari F328, a linha F348 contou com uma versão racing ‘oficial’.
Em 1993 a Ferrari apresentou uma versão lightweight do modelo que recebeu a denominação F348 GT Competizione, que contou com diversas modificações no esquema de chassi e na configuração de 320 cv do motor V8 F119H, a que estreou com as versões de rua após a atualização nesse mesmo ano. Desta série foram fabricadas 50 unidades destinadas originalmente a competir na categoria GT, mas houve uma versão ainda mais radical e rara, que elevou notavelmente o desempenho do modelo e que contava com uma configuração ainda mais agressiva.
Ela foi encomendada ao especialista Michelotto, responsável também pela bem-sucedida versão de corridas do F40, que realizou uma curta série desta versão de corridas, que não devemos confundir com a versão F348 Challenge, uma versão bem menos radical que este modelo da Michelotto e que tinha como destino a copa monomarca do mesmo nome.
Denominado oficialmente Ferrari F348 GT Michelotto Competizione, somente foram montados 11 exemplares com especificações de competição, que incluía uma notável redução de peso do modelo e uma configuração mais potente do motor V8 de 3.4 litros aspirado que alcançava os 360 cv. Entre as modificações haviam janelas de Lexan, esquema de suspensão completamente novo com novas geometrias e amortecedores Koni, rodas Speedline de magnésio e freios de alto desempenho perfurados.
O exemplar que aparece nas imagens é um dos 11 exemplares originais criados por Michelotto e conta com todos os seus elementos originais, já que desta série só chegaram a competir realmente duas unidades fabricadas em 1993 e outras duas fabricadas em 1994. O resto da série foi adquirida por colecionadores que, incrivelmente, utilizaram estes monstros de corridas como brinquedos de track-days.
Este exemplar conta com todos os elementos necessários para homologar o modelo em competição, como bancos bucket com cintos de segurança, santoantonio, o imprescindível sistema de extinção de incêndios e os diferentes interruptores de corte elétrico.
O histórico deste modelo é bem conhecido, pois se trata de um dos quatro que foram destinados aos Estados Unidos, onde foi adquirido por um cliente particular que o utilizou apenas em circuitos privados. Após seu falecimento há alguns anos, sua extensa coleção foi leiloada pela RM Sotheby’s, que agora volta a leiloar este exemplar em magnífico estado de conservação com somente 3.500 quilômetros de uso.
Embora se trate de uma versão muito pouco conhecida, não deixa de ser um verdadeiro modelo de corridas da marca de Maranello e, portanto, uma peça de coleção. Ele será leiloado no próximo final de semana em Paris e suas estimativas de preço apontam a um valor entre 250.000 e 290.000 euros, de modo que ademais estamos falando de um dos exemplares mais caros do modelo.