UM DOS RAROS PROTÓTIPOS DO CLÁSSICO AUDI QUATTRO COUPE FOI LEILOADO NO REINO UNIDO

Embora hoje em dia só se fale da bem-sucedida versão de Rallys e da edição limitada de rua desta, o Audi Sport Quattro, necessária para poder homologar o modelo em competição, a verdade é que o Audi Quattro teve uma versão de rua de produção regular, que ademais tinha um preço de acordo com o mercado, de modo que era um protagonista habitual das estradas europeias durante a década de 80 e 90.
Conhecido popularmente como Ur-Quattro (o Quattro original em alemão), esta era a versão mais alta e célebre do Audi Coupe, a versão de 2 portas do Audi 80. O sucesso do modelo em competições fez com que essa versão monopolizasse toda a atenção, chegando ao extremo de que para uma grande maioria de aficionados não existiu o Audi Coupe como tal, mas somente o Audi Quattro. Quando na verdade a maioria das versões eram de tração dianteira, apesar de contar com motores longitudinais.
O modelo que aparece nas imagens é muito representativo dessa época, sendo tremendamente raro, pois é um dos poucos protótipos de pré-produção sobreviventes do modelo alemão, que graças à utilização da tração total se tornou um ícone da marca e um dos modelos mais destacados do automobilismo internacional.
O fato é que o Audi Quattro não foi o primeiro turismo que utilizou um sistema de tração integral, na verdade nem sequer foi o primeiro turismo de produção em massa a contar com essa característica.
Essas honras correspondem ao Jensen Interceptor FF - que utilizava o sistema de tração total que Harry Ferguson projetou para o Ford Mustang - e o AMC Eagle, que além de ser o primeiro modelo de produção em massa com tração total, também pode ser definido como o primeiro crossover da história, muitos anos antes dos modelos que popularizaram essa tipologia.
Apesar disso, foi precisamente o Audi Quattro que popularizou a utilização dos sistemas de tração total tanto em competição como na rua, devido ao elevado rendimento conseguido por esse sistema em relação aos seus rivais no campeonato de Rallys. Se hoje a tração total é um padrão, isso é graças exatamente a esse modelo da Audi.
Este exemplar é um dos 12 protótipos de pré-produção que foram utilizados no desenvolvimento da versão de volante à direita, destinada a mercados como o Reino Unido. De modo que é normal que essa unidade se encontre precisamente nas ilhas britânicas, onde foi leiloado no final do mês passado pela Silverstone Auctions, sendo vendido por 49.500 libras esterlinas, cerca de 245.000 reais.
A história desse exemplar é longa. Passou por várias mãos, mas sempre foi preservado por sua natureza de unidade de pré-produção. O que possibilitou que chegasse intacto até os dias de hoje. Acredita-se que somente um par desses exemplares conseguiu sobreviver, e este se encontra em perfeito estado de conservação.
Para preservá-lo devidamente, um de seus proprietários decidiu armazená-lo em sua garagem em 1997, onde permaneceu estacionado durante 20 anos. Apesar disso conta com uma quilometragem considerável, cerca de 115.000 quilômetros. De modo que não podemos dizer que não tenha tido uma vida longa e não tenha sido aproveitado por seus proprietários. Nos últimos tempos foi levado a um especialista da marca para extensos trabalhos de regulagem e atualização.