UM EXCLUSIVO ALFA ROMEO GIULIETTA SZ ‘CODA TONDA’ SERÁ LEILOADO EM PARIS

No início dos anos 60, o precioso Alfa Romeo Giulietta era oferecido com duas carrocerias diferentes, apelidadas ‘Coda Tonda’ e ‘Coda Tronca’, ambas criadas pelo famoso encarroçador italiano Elio Zagato. Aqueles Giulietta SZ (Sport Zagato) eram fabricados em tiradas muito limitadas, de modo que são muito apreciados pelos colecionadores.
Precisamente amanhã, dia 18 de março, o especialista Artcurial levará a leilão um destes exclusivos Alfa Romeo Giulietta SZ ‘Coda Tonda’, que tem apenas 1.000 quilômetros no marcador, e cujo preço final de venda poderá ser elevadíssimo.
O nascimento do Giulietta SZ foi bastante curioso, já que tem relação com um acidente. Durante a famosa corrida Mille Miglia do ano de 1956, na Itália, os irmãos Dore e Carlo Leto di Priolo bateram com seu Giulietta Sprint Veloce no leito do rio Ombrone.
Embora ambos tenham escapado praticamente ilesos, infelizmente o carro ficou destruído, e para devolvê-lo à vida, os irmãos recorreram ao encarroçador milanês Zagato, que em quatro meses criou um novo modelo em relação à forma e estrutura.
Baseado no mesmo chassi tubular, mas com uma carroceria de liga de alumínio, o Zagato Giulietta pesava 135 kg a menos e contava com um perfil mais aerodinâmico. O modelo também convenceu a direção da Alfa Romeo, que lançou uma versão comercial entre 1959 e 1960.
No total, foram oferecidos 210 exemplares, somando as versões ‘Coda Tonda’ (cauda redonda), reconhecível por sua parte traseira arredondada, e ‘Coda Tronca’ (cauda encurtada), com uma parte traseira mais angulosa, truncada.
Produzido originalmente em 1960, o carro do leilão da Artcurial que aparece nas imagens foi vendido nesse mesmo ano a uma empresa britânica. Em 1983, o Alfa Romeo passou às mãos de outro dono, que o restaurou através de um especialista italiano para devolver-lhe sua antiga glória.
Debaixo do capô do Giulietta SZ ‘Coda Tonda’ encontra-se um motor a gasolina de 1.3 litros e 4 cilindros, que produz 118 cv de potência, mais que suficiente para impulsionar este carro de 785 kg até os 200 km/h.
O modelo da marca italiana está apto para participar nas principais corridas de carros clássicos e históricos, e a Artcurial estima que o preço deste exemplar poderá ficar entre 400.000 e 600.000 euros.