UM EXEMPLAR DO ACURA NSX-T ALCANÇA OS 135.000 DÓLARES, UM NOVO RECORDE PARA A VERSÃO

Nos últimos tempos, vários exemplares do Acura NSX de primeira geração foram leiloados por valores inusitadamente altos. Depois de uma breve análise do mercado e das últimas transações com esse modelo pudemos constatar que o esportivo japonês havia sofrido uma forte revalorização nos últimos anos, alcançando preços superiores aos que mostram os diferentes Ferrari V8 de sua época.
Até agora, os preços mais altos que havíamos visto de um destes exemplares de primeira geração eram os 144.100 dólares alcançados por um exemplar do último model-year, versão 2005 (NA2 ou pós-facelift), os 135.000 dólares pagos por um NSX Zanardi Edition de 1999 (NA1 ou pré-facelift) e os 133.000 dólares de um NSX-T 2004 (NA2). Todos eles em perfeito estado e exceto o da rara edição limitada, todos com uma cifra de quilometragem ridiculamente baixa. Nesta ocasião surge novamente um impecável exemplar do esportivo de motor central que voltou a alcançar os 135.000 dólares, mas curiosamente, este não pertence a nenhuma rara edição limitada e tampouco mostra uma cifra de quilometragem muito baixa.
Esta unidade corresponde a um Acura NSX-T de 2000, um exemplar da versão conversível que fazia parte do catálogo regular da primeira geração do modelo, antes da atualização que eliminou os faróis retráteis e como já destacamos, também não mostra uma quilometragem baixa, pois seu hodômetro marca cerca de 19.000 milhas, pouco mais de 30.500 km de uso. Além disso, até sua recente venda já havia tido 3 proprietários, embora um deles só o tenha mantido durante um mês. De modo que estamos diante de um exemplar que simplesmente foi devidamente cuidado e preservado.
O que só torna esta unidade mais notável, pois se trata do NSX-T da geração NA1 (pré-facelift) mais caro até esta data, chegando ao valor de unidades tão raras como o Zanardi Edition mencionado anteriormente ou os exemplares que chegaram em leilão praticamente sem uso. É evidente que os exemplares em bom estado da primeira geração do Acura NSX continuarão subindo ligeiramente de preço nos próximos anos. Mas não esperamos uma nova explosão de preços, provavelmente exemplares em bom estado como este continuarão sendo cotados facilmente acima dos 100.000 dólares.
Versão Targa
O Acura NSX-T foi lançado com a estreia do model-year 1995 e praticamente não se diferenciava da versão coupe vendida até aquele momento. Se olharmos as imagens, podemos perceber que o teto é tão somente um painel removível que conta com a mesma cor da carroceria, de modo que as únicas diferenças visíveis são as fendas do próprio painel. De resto, não muda nenhum centímetro quadrado do modelo coupe, nem sequer na área do para-brisa e do pilar traseiro. Esta versão conta com a configuração de 3.2 litros do motor V6 de alumínio, entregando 294 cv (290 hp) e 304 Nm de torque máximo.