UM FERRARI ENZO QUASE NOVO QUEBRA O RECORDE PARA LEILÕES ONLINE

O Ferrari Enzo é um dos integrantes da série de modelos de edição limitada da casa de Maranello. Como sucessor do Ferrari F50 foi apresentado em 2002, embora pouco ou nada tivesse a ver com seu antecessor, pois o chamativo e agressivo conjunto de linhas assinadas por Ken Okuyama durante sua passagem pela Pininfarina, separavam o Ferrari Enzo de qualquer outro esportivo do mercado.
Além de uma espetacular carroceria, o Enzo contava com uma configuração técnica de primeiro nível, com um monocasco central de fibra de carbono ao qual se acoplava o enorme V12 de 6.0 litros central traseiro, que também fazia as vezes de chassi para o eixo traseiro. A potência total deste esportivo de dois lugares era de 660 cv e 657 Nm de torque máximo.
O Ferrari Enzo é uma peça muito rara porque foram fabricadas muito poucas unidades. Em princípio, a marca italiana anunciou uma produção total de 399 exemplares, mas um tempo depois foi adicionada uma unidade a mais, a que somou o número 400 e que foi um presente da Ferrari para o Papa João Paulo II. O pontífice sugeriu que o veículo fosse leiloado com motivos beneficentes e embora fosse vendido em 2005 por 1.1 milhões de dólares, foi leiloado novamente em 2015 por 6.05 milhões de dólares, tornando-se o exemplar mais caro do modelo.
O exemplar que aparece nas imagens não foi tão caro, mas de acordo com a RM Sotheby’s é o veículo mais caro vendido em um leilão online, com um preço de 2.64 milhões de dólares. Esta foi a estrela principal do seu recente evento ‘Driving into Summer’, que concluiu precisamente esta semana.
Para isso não lhe faltam argumentos, pois o exemplar conta com um estado de conservação impecável. Seu primeiro proprietário foi um colecionador de San Francisco que o manteve até 2018. Seu atual proprietário e vendedor tampouco lhe acrescentou muitos quilômetros, pois atualmente só conta com 1.250 milhas de uso ou pouco mais de 2.000 km. De modo que embora não possamos dizer que se encontre 0 km, praticamente está, pois parece um veículo novo recém-saído da fábrica. Além disso, esta unidade é uma das poucas que conta com os revestimentos dos bancos com os emblemas em 3D, um opcional que ao que parece era pouco habitual.