UM FERRARI F333 SP ESTARÁ À VENDA NO EVENTO ‘LEGGENDA E PASSIONE’ EM MARANELLO

A casa de leilões RM Sotheby's colocará à venda no próximo mês um fantástico exemplar do Ferrari F333 SP, o número 6 dos 40 chassis fabricados e que até o dia de hoje não estreou em corridas, por isso que provavelmente é o F333 em melhor estado de conservação que podemos encontrar nesse momento. O leilão acontecerá em Maranello no evento ‘Leggenda e Passione’ deste ano.
O Ferrari F333 SP é um dos modelos mais vitoriosos da trajetória da marca italiana, no entanto, curiosamente é um dos grandes esquecidos na história da marca, provavelmente porque todos os seus êxitos aconteceram somente nos Estados Unidos, onde dominou com mão de ferro durante a década de 90 os campeonatos IMSA GT e International Sports Racing Series.
No final dos anos noventa, diversas equipes tentaram competir sem sucesso em diversas corridas na Europa com as últimas versões do F333 SP, incluídas as 24 Horas de Le Mans, mas apesar de mostrar-se rápido, não chegou a despontar no velho continente, nem tampouco em corridas de longa duração.
Fabricado a pedido de Giampiero Moretti, proprietário da MOMO e piloto amador, o F333 SP originalmente foi desenvolvido pela Ferrari junto com a Dallara. A marca italiana utilizou a empresa de Giampaolo Dallara desde os momentos iniciais para o desenvolvimento do chassi, e em Maranello puderam concentrar-se exclusivamente na criação do motor, uma versão alongada do V12 que a marca utilizava na época, com pouco êxito, na Fórmula 1. Curiosamente, a Ferrari conseguiu homologar esse motor como um derivado do V12 utilizado no Ferrari F50 de rua, então basicamente validaram um motor derivado de um F1 como um motor de produção. Contava com 4.0 litros e cerca de 600 cv.
Anos mais tarde, foi o especialista Michelotto o encarregado de fabricar esses modelos, e foi onde este exemplar foi restaurado recentemente, obtendo assim a certificação Ferrari Classiche.
Hoje, após mais de 20 anos sem competir oficialmente no mais alto nível em categorias de Sport Protótipos, o F333 SP se tornou o modelo a ser batido nos campeonatos americanos onde participou regularmente. Durante sua vida recebeu poucas atualizações, sendo seu chassi também um derivado do utilizado na Fórmula 1. Entretanto, sem grandes atualizações, conseguiu permanecer no ponto mais alto durante quase toda a década de 90.
Já em seu primeiro ano, no meio da temporada arrasou nas corridas em que participou, no entanto, a atraso em sua estreia fez com que não conseguisse ganhar o campeonato. No ano seguinte, em 1995 e já competindo o calendário completo, o espanhol Fermín Vélez conseguiu ficar com a coroa no IMSA GT. Este foi só o primeiro de 13 campeonatos, entre títulos de pilotos e construtores.
Essa unidade não pode vangloriar-se de nenhuma conquista esportiva, uma vez que desde que foi entregue nos Estados Unidos, permaneceu em coleções privadas. Portanto, ele passa a ser o exemplar entre os 40 F333 SP fabricados que se encontra em melhor estado de conservação.