UM FERRARI F400i ÚNICO FABRICADO PARA HOMENAGEAR GILLES VILLENEUVE ESTÁ À VENDA

Os veículos clássicos associados a celebridades geralmente recebem mais atenção midiática e têm valores mais altos que o resto dos exemplares convencionais. Mas isso não é uma regra, pois cada caso é um caso e depende sobretudo do próprio veículo, sua origem e estado de conservação, e claro, de sua relação com a celebridade, cuja identidade também tem influência no preço.
O Ferrari F400i não é um dos modelos mais destacados da casa de Maranello nem tampouco dos mais procurados pelos colecionadores, de modo que não é habitual que falemos de exemplares curiosos ou notáveis deste Gran Turismo de 2+2 lugares, mas este é um caso muito especial, embora a história deste exemplar seja muito pouco conhecida.
Este atraente Ferrari F400i preto se encontra atualmente à venda em um leilão online da plataforma Catawiki e não se trata de um exemplar a mais dos pouco mais de 1.300 que foram fabricados desta versão do Gran Turismo de 12 cilindros, já que foi utilizada pela marca italiana em seu estande do Salão de Paris de 1982.
Este exemplar não foi utilizado para apresentar o modelo, que havia nascido originalmente em 1972 na forma do Ferrari F365 GT4 2+2 e que foi substituído em 1976 pelo Ferrari F400, que mais tarde evoluiu para tornar-se o Ferrari F400i, quando adotou um sistema de injeção em 1979. Por isso que a apresentação deste exemplar especialmente configurado do modelo em Paris tinha um motivo muito diferente.
Nesse mesmo ano, Gilles Villeneuve, a estrela da Scuderia Ferrari no campeonato do mundo de Fórmula 1 havia perdido a vida no Grande Prêmio da Bélgica, celebrado no circuito de Zolder. Por isso que a empresa decidiu apresentar este exemplar de rigoroso tom preto no Salão de Paris como uma homenagem. Daí a sua peculiar configuração de carroceria preta e interior também preto, mas com os bancos em couro na cor bege.
Após a sua apresentação em Paris, este Ferrari F400i Automatic foi entregue a seu primeiro cliente na França. Poucos anos depois foi exportado aos Estados Unidos, onde foi comprado por John McEnroe em 1988, naquela época o tenista mais célebre e midiático do mundo.
Não foi revelado quanto tempo esteve em poder do polêmico tenista americano, assim como tampouco foi especificado quando foi repatriado ao velho continente, mas o exemplar voltou à Europa há alguns anos e agora se encontra à venda na Holanda. Mas esta não é a primeira vez que este Ferrari F400i ex-McEnroe surge à venda, pois em 2015 apareceu à venda no eBay.
Como os outros exemplares do modelo, conta com um motor V12 de 4.8 litros alimentado por injeção Bosch K-Jetronic que entrega 315 cv. Mas a grande novidade deste modelo era sua transmissão automática. O F400i foi o primeiro Ferrari da história que foi comercializado com a opção de equipar transmissão automática. Tratava-se de uma caixa de 3 velocidades Hydramatic de origem General Motors, que era usada amplamente na época por marcas como Cadillac e Rolls-Royce, embora não tenha nada a ver com as transmissões automáticas usadas atualmente pela marca italiana.
O veículo apresenta um bom estado de conservação, embora nunca tenha sofrido grandes trabalhos de restauração. No entanto, o vendedor assegura que a carroceria conta com pintura nova e foi objeto de vários trabalhos recentes de manutenção. Como por exemplo, a substituição completa do sistema de escape e do sistema de freios, além de inúmeros elementos elétricos e dos trens de rodagem. O leilão termina no próximo dia 7 de fevereiro e se estima um valor de venda entre 80.000 e 88.000 euros.