UM INFORME REVELA QUE O TOYOTA GR SUPER SPORT DE RUA FOI CANCELADO

Ao contrário de outras categorias de competição relacionadas com modelos de rua, os projetos Hypercar da WEC não são obrigados a fabricar uma edição especial de homologação de seus modelos nem precisam estar relacionados com modelos de rua existentes. Apesar disso, a Toyota anunciou e apresentou a versão de rua de seu hypercar antes do modelo de competição. O projeto foi apresentado inicialmente sob a forma do Toyota GR Super Sport Concept, revelado em 2018 e mostrado ao público pela primeira vez na forma de protótipo camuflado durante as 24 Horas de Le Mans de 2020.
Na época pudemos ver as radicais formas e proporções do novo hiperesportivo híbrido de motor central da marca japonesa, que prometia estar fortemente relacionado com o modelo de competição e contar com um tamanho e uma configuração aerodinâmica muito radicais, com uma altura total mais própria de um protótipo de Le Mans.
O Toyota TGR 010 estreou em competição este ano, mas desde Le Mans 2020 não voltamos a ver sua versão de rua. Até a chegada deste no informe, que surgiu na publicação Racer, não havíamos voltado sequer a ouvir falar deste projeto.
De acordo com a mencionada publicação britânica, o projeto da versão de rua do hypercar da Toyota foi recentemente cancelado, embora nenhum responsável da empresa ainda tenha confirmado oficialmente. Esta decisão não se deve a motivos econômicos, mas a um misterioso e também não confirmado incidente com um dos protótipos de desenvolvimento do esportivo híbrido. Segundo o mencionado informe, que cita fontes internas da empresa, um dos protótipos do Toyota GR Super Sport pegou fogo durante alguns testes no circuito de Fuji Speedway. Isso não foi confirmado e por enquanto se desconhecem todos os detalhes, incluindo a própria causa do incidente, de modo que nem sequer foi possível confirmar se o incêndio foi devido a um acidente em pista.
Em princípio, o Toyota GR Super Sport utiliza um chassi monocasco de fibra de carbono similar ao da versão de competição (que por sua vez deriva do Toyota TS050 Hybrid que venceu em Le Mans) e do qual também herda seu esquema híbrido, embora com uma cifra de potência superior devido ao fato da versão de rua não estar sujeita às limitações e regulamentos desta categoria da WEC.