UM PEUGEOT 908 HDi V8 DE 2011 DO CAMPEONATO DO MUNDO DE RESISTÊNCIA SERÁ LEILOADO NA FRANÇA

O último Peugeot que ganhou uma corrida no Campeonato do Mundo de Resistência FIA (WEC) é um veículo com um elevado valor para a marca francesa e para qualquer entusiasta da competição. Este fato, certamente terá influência no preço que será vendido este Peugeot 908 HDi V8 de 2011 no leilão de amanhã, 18 de março.
Na década de 2000, a marca do leão decide voltar às corridas de resistência. O novo regulamento abria a porta aos motores diesel, algo que foi fundamental para que nas 24 Horas de Le Mans de 2005, a Peugeot anunciasse seu regresso ao campeonato. No Salão de Paris de 2006 apresenta o Peugeot 908 HDi, neste caso com um V12 diesel de 5.5 litros, e se lança a competir no ano seguinte.
A Peugeot Sport conquistou bons resultados, incluindo um primeiro e segundo posto em Le Mans no ano de 2009. 2010 seria o ano do apogeu do 908 HDi FAP, conseguindo múltiplas vitórias e triunfos em uma temporada excelente. Mas a marca já se preparava para o futuro e no final desse mesmo ano apresentou o Peugeot 90X, um protótipo com uma nova aerodinâmica e um novo motor diesel V8 de 3.7 litros com mais de 550 cv de potência. O desenvolvimento continuou e o veículo se transformou em um modelo apto para competir em 2011.
O 908 HDi V8, como ficou conhecido finalmente, dominou a temporada ao ganhar seis das sete corridas do campeonato. Infelizmente, foi em Le Mans onde não conseguiu a vitória (marcaria um segundo, terceiro e quarto lugares) ao perder para a Audi. A Peugeot ganhou também em Imola, Silverstone e Petit Le Mans, assim como a corrida final em Zhuhai (China). Por razões internas, a Peugeot decidiu aposentar-se no final da temporada do Campeonato do Mundo de Resistência.
O carro que venceu a corrida de Zhuhai portava o chassi 908-07 e foi pilotado por Sébastien Bourdais e Anthony Davidson. É precisamente esta unidade a que será agora leiloada no Salão Rétromobile de Paris, em um estado exemplar e adquirido por seu atual proprietário diretamente da Peugeot. De acordo com os avaliadores da Artcurial, o veículo poderá ser vendido por um valor entre 1.8 e 2.4 milhões de euros.