UM PORSCHE 901 QUE SERÁ RESTAURADO PELA MARCA

Se você é um amante do automóvel e conhece a história da Porsche, deve saber que marca alemã cuida muito bem dos seus clássicos. Uma das últimas aquisições é um verdadeiro achado, nada menos que o Porsche 911 número 57 na produção. Ou seja, um dos primeiros Porsche 911 fabricados, ainda com a denominação 901.
O interessante da história é que o carro não está precisamente em um estado de exposição, pois estava há décadas abandonado a sua própria sorte. Seu aspecto mostra que foram anos e anos sem cuidados que resultaram em uma carroceria oxidada, onde faltam partes importantes como as portas ou os para-lamas dianteiros.
Mas a Porsche está disposta a tudo por este carro. E não lhe faltam motivos. Foram fabricados somente 82 Porsche 901 antes que recebesse a denominação 911 que conhecemos até hoje. Uma simples mudança da numeração, mas uma mudança de numeração que pode valer milhares de euros para um restaurador ou colecionador tão dedicado como a própria marca.
A história deste Porsche 901 é bastante simples. Seu último proprietário foi o segundo dono, talvez um capricho, pois era um dos esportivos de referência na época. Mas a família dele na época aumentou e o 901 tornou-se pequeno. Pouco a pouco foi caindo em desuso e chegou a ficar no estado em que se encontra nas fotografias. Uma rede de televisão descobriu o carro e contatou o Museu Porsche. O resto da história é mais que evidente.
A Porsche assegura que é uma de suas peças mais cobiçadas, pois até agora não haviam encontrado um Porsche 901 que valesse a pena restaurar e guardar em sua extensa coleção. Na verdade, o fabricante disse que gastará centenas de milhares de euros em sua restauração, mais o que pagou pelo carro. O processo será longo e a oficina da Porsche levará entre 1 ano e meio e 2 anos para finalizar o trabalho de restauração.