UM PORSCHE 911 HÍBRIDO, SE CHEGAR, SÓ APÓS 2020
A Porsche informa que a possibilidade de um 911 híbrido plug-in só deverá surgir na linha na próxima década, após o lançamento da nova geração. Quem deu essa informação foi Thomas Krickelberg, responsável pela linha do produto 911 durante o lançamento do 911 GTS na África do Sul.
“Estamos preparados para isso caso tenhamos que produzir um 911 híbrido, mas por enquanto não estamos convencidos de que faça falta. Tudo dependerá do tamanho da bateria e do sistema eletrônico, mas para ter um modelo destes na linha, talvez tenhamos que prescindir dos dois lugares traseiros e depois não sabemos se dessa forma o 911 continuará a ser um... 911” disse Krickelberg.
Mas este não é o único problema, lembrou Thomas Krickelberg. “Um sistema híbrido significa que temos dois sistemas, um motor a combustão e um motor elétrico e dois sistemas de armazenamento, um tanque de combustível e uma bateria. Ora, para tudo isso é preciso espaço e adiciona peso ao carro. Por isso, sou sincero, não estamos convencidos que esse seja o melhor caminho. Afinal estamos falando do 911! Ainda não tomamos nenhuma decisão, embora estejamos trabalhando no conceito.”
Dessa forma, entre a decisão de avançar com um modelo híbrido e a entrada em produção, há um intervalo de três a quatro anos, portanto, a decisão ainda foi tomada, e a eventual chegada de um 911 híbrido não acontecerá antes da próxima década.
Como o próximo 911 utilizará a mesma base do modelo atual, continua sendo complicado entender onde os engenheiros da Porsche irão colocar os elementos do sistema híbrido plug-in. Porém, uma versão dessas será realidade cedo ou tarde. “O carro terá que cumprir pelo menos 50 quilômetros em modo puramente elétrico e os híbridos só com bateria não têm essa capacidade. Não vão além de 15 a 20 km e por isso não é suficiente.”
Essa visão pode ir contra a expansão dos sistemas híbridos na linha Porsche, com Macan, Cayenne e Panamera tendo essas versões. Porém, o 911 é um caso muito especial e por isso a Porsche está tratando com muito cuidado a evolução do futuro 911.