UM RARO BUGGY LEVE DO EXÉRCITO BRITÂNICO DE 1990 SERÁ LEILOADO AMANHÃ EM GOODWOOD
Será leiloado amanhã no Reino Unido, um buggy de procedência militar e homologado para circular pelas estradas. Trata-se de um Longline/Ricardo MkII Light Strike Vehicle (LSV) com pedigree procedente do Serviço Aéreo Especial (SAS) do Reino Unido na primeira Guerra do Golfo.
A casa de leilões Bonhams estima que o preço de venda deste buggy militar oscilará entre 28.000 e 30.000 libras esterlinas (entre 176.500 e 189.200 reais) quando terminar o leilão a manhã, dia 14 de julho.
O LSV MkII utiliza um motor de 4 cilindros em linha e 1.9 litros, refrigerado a água e procedente de um furgão Volkswagen Transporter, e tem tração nas quatro rodas. A versão MkI anterior era de duas rodas motrizes, enquanto o posterior MkIII mudou para um motor turbodiesel de procedência Volkswagen.
O veículo conta com um chassi tubular que inclui una jaula de segurança. A suspensão vem com componentes procedentes também da Volkswagen. Os pontos de ancoragem permitem o transporte aéreo em helicóptero. Não há blindagem e a velocidade máxima é de 100 km/h.
O LSV deveria ser um veículo rápido para que o SAS atravessasse o deserto a toda velocidade. No entanto, as falhas na suspensão foram um problema, segundo a informação da Bonhams. A falta de capacidade de carga para missões prolongadas era outro ponto débil. Quanto ao armamento, o LSV podia levar uma metralhadora, um lança-granadas e o sistema de mísseis antitanque Milan. O exemplar à venda não leva armamento.
A Longline construiu originalmente estes LSV para o Ministério de Defesa britânico. Ao que parece, só foram fabricados seis exemplares do modelo MkII, dos quais supostamente ainda sobrevivem cinco. O exército manteve em segredo os detalhes exatos do seu histórico de serviço. Posteriormente, o fabricante de componentes automotivos e de competição Ricardo adquiriu a empresa. Daí o nome Longline/Ricardo.
O LSV tem semelhanças com o ISV que a General Motors Defense fornece agora ao Exército dos Estados Unidos. Ambos os veículos utilizam componentes padrão para criar um veículo robusto com capacidade militar.
No entanto, o ISV é significativamente maior, já que tem espaço para transportar nove soldados e todo seu equipamento. A GM Defense mostrou recentemente um protótipo para um veículo similar que utilizava o GMC Hummer EV como ponto de partida.