UM RARO EXEMPLAR DO RADICAL CHEVROLET CAMARO Z/28 PRATICAMENTE SEM USO ESTÁ À VENDA
Embora a geração atual do Chevrolet Camaro esteja passando por dificuldades no mercado, com cifras de vendas cada vez mais baixas e sendo superado constantemente pelo antigo Dodge Challenger, modelo que já está no mercado há mais de 12 anos sem grandes mudanças, a verdade é que ainda podemos encontrar algumas versões realmente interessantes e emocionantes do modelo.
Versões que sem dúvidas irão se converter em clássicos muito cotados no dia de amanhã e não nos referimos exclusivamente às diferentes versões do atual Chevrolet Camaro ZL1, o Camaro mais potente e rápido da história. Pois a geração anterior do modelo também contou com versões que eram autênticos monstros, como foi o caso do Camaro Z/28.
O Chevrolet Camaro Z/28 apresentado em 2013 continua sendo uma das versões mais radicais do modelo, tanto que provavelmente esta seja a versão atual mais próxima do mítico Yenko Super Camaro original. Pois não só conta com um motor V8 427 aspirado de 7.0 litros como o clássico assinado por Don Yenko, mas também dispõe de uma configuração própria de uma versão para pista.
O Chevrolet Camaro Z/28 era uma versão tremendamente mais leve que eliminava a grande maioria de elementos de luxo e conforto, incluindo revestimentos em áreas como o porta-malas, vidros mais finos e a grande maioria de acessórios e dispositivos do habitáculo. Equipava o bloco V8 LS7 de 7.0 litros procedente do Corvette C6 Z06 que entrega 512 cv exclusivamente às rodas traseiras através de uma transmissão Tremec manual de 6 velocidades.
A configuração do esquema de suspensão e o sistema de freios eram próprios de um veículo para a pista, com amortecedores Multimatic DSSV, discos carbocerâmicos Brembo com pinças de 6 pistões na dianteira e de 4 na traseira, rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus Pirelli P Zero Trofeo R em medidas 305/30Z R19. Além disso, no exterior há um kit aerodinâmico composto por um agressivo defletor inferior e um grande spoiler traseiro, destinados exclusivamente a grudar o Camaro no asfalto. De modo que a versão Z/28 contava com o comportamento mais afinado de toda a linha, mas também era o mais desconfortável.
As imagens pertencem a um exemplar que foi colocado à venda recentemente na plataforma de leilão virtual Bring a Trailer. Este exemplar não só conta com uma quilometragem ridícula, somente 487 quilômetros de uso, como também mostra uma configuração muito rara. Trata-se de um dos 79 exemplares que foram fabricados na cor cinza Silver Ice Metallic, dos quais só este e mais um outro saíram da fábrica sem ar-condicionado para aliviar o peso do veículo o máximo possível. Curiosamente, esta unidade equipa um sistema de áudio com Bluetooth, mas com apenas um alto-falante. Unidades como esta são relativamente acessíveis hoje em dia e seguramente se valorizarão nos próximos anos, até alcançar cotações acima dos seis dígitos.