UM RARO FERRARI F275 GTB/C SERÁ LEILOADO EM AGOSTO NA SEMANA DO MOTOR EM MONTEREY

Os leilões de Monterey são o melhor lugar para encontrar os carros mais raros e consagrados do ano. Os diversos eventos que fazem parte da semana do motor em Monterey (Califórnia), destacando o Pebble Beach Concours d’Elegance, atraem uma expectativa sem igual durante esses dias, por isso é habitual que se comente desse evento durante as semanas prévias e posteriores.
Entre as centenas de magníficos clássicos que subirão ao palco, vamos encontrar alguns modelos realmente destacados, como é o caso deste exemplar do Ferrari F275 GTB/C, uma das somente 12 fabricadas pela Ferrari para a categoria GT do Campeonato Mundial de Construtores, como sucessor do icônico e bem sucedido F250 GTO. Essa curta série pouco ou nada tem a ver com o veículo do qual supostamente deriva, e a verdade é que ele tem mais em comum com seus antecessores, os F250 GTO e F250 LM.
Esses 12 exemplares tremendamente modificados foram construídos para a temporada de 1966, portanto, não estão relacionados com os F275 GTB/C Speciale desenvolvidos para a temporada anterior, dos quais foram fabricadas somente 3 exemplares, sendo que um deles mostramos aqui há um tempo atrás, sendo considerado por muitos analistas, o Ferrari mais valioso da história.
No caso do F275 GTB/C, ele surge como uma evolução considerável, desenvolvida entre o final da produção do F275 GTB e a chegada do F275 GTB/4, que contava com 4 eixos comando de válvulas. Trata-se de um modelo completamente novo, embora seu aspecto exterior seja muito similar ao da versão de rua, compartilha com este muito poucos elementos.
Desde o seu próprio chassi, os F275 GTB/C eram novos. Para esse modelo foi desenvolvido especialmente um novo chassi tubular de alumínio, baseando-se no desenho do chassi do modelo de rua, mas muito mais leve e rígido. A este foi acoplado o esquema de suspensão do modelo de rua, mas convenientemente revisado e endurecido. Em relação à carroceria, embora os painéis tenham as mesmas formas, foram construídos em alumínio pelo pessoal da Scaglietti, muito mais finos que os de seus concorrentes, utilizando plexiglas para os vidros e fibra de vidro para reforçar o eixo traseiro. O resultado são 150 quilos a menos que as versões de ligas.
Em relação ao motor, utiliza o mesmo V12 Colombo que equipavam o F250 LM de motor central e os F275 GTB/C Speciale, com a particularidade de contar com somente 3 carburadores Weber - especialmente desenvolvidos para esse modelo - no lugar dos 6 que montava o F275 GTB de rua. Com 3.3 litros desenvolvia 324 cv.
Dos 12 exemplares fabricados, somente dois foram destinados a serem veículos de rua e se distinguem por contar com rodas de alumínio no lugar das clássicas Borrani de raios. Estas são as que equipam o exemplar que será leiloado no próximo mês de agosto em Monterey pela Gooding & Company, onde se espera que alcance um valor entre 14 e 16 milhões de dólares. Número que não deverá ser complicado de atingir, pois este exemplar se apresenta completamente original e conta com um breve, mas interessante histórico esportivo na Itália, onde viveu seus primeiros anos.