UM RARO PEUGEOT 205 TURBO 16 SERÁ LEILOADO ESTE MÊS

O radical Peugeot 205 Turbo 16 foi a resposta da marca francesa ao Grupo B do Campeonato do Mundo de Rallys. Categoria que deu lugar a alguns dos modelos de competição fora de circuito mais extremos da história e o pequeno hatchback francês não foi uma exceção.
Comparar o Peugeot 205 Turbo 16 com o Peugeot 205 de produção regular que podia ser adquirido naquela época no concessionário seria absurdo, pois exceto pelas linhas mestres de sua carroceria e as ópticas, ambos os modelos não compartilhavam absolutamente nada.
Como tantas outras versões desenvolvidas para o Grupo B, o Peugeot 205 Turbo 16 era um autêntico protótipo de competição criado sobre um chassi tubular mínimo que era coberto com uma carroceria ultraleve elaborada com materiais compostos e cujas formas tratavam de imitar as de um modelo de rua. Neste caso se trata do Peugeot 205 que a marca francesa lançou no mercado no início da década de 80.
A configuração mecânica tampouco era compartilhada, pois esta versão de rallys contava com o motor situado em posição central transversal e dispunha de tração total. Para poder homologar o modelo em competição a FIA exigia uma produção mínima de 200 unidades que deviam ter a mesma configuração básica e a Peugeot no final montou 220 unidades em duas séries, todas elas dotadas de um motor de 4 cilindros e 1.8 litros sobrealimentado que entregava cerca de 200 cv e que também contavam com a carroceria no atraente cinza Winchester Grey.
Embora oficialmente todas as unidades tivessem saído da fábrica com o mesmo tom de carroceria, o responsável máximo da Peugeot Sport na época, Jean Todt, solicitou que 4 unidades exibissem a mesma cor Branco White Pearl da versão de competição. Estas 4 raras unidades foram destinadas ao próprio Jean Todt; a Jean Boillot, presidente da Peugeot; André de Cortanze, diretor técnico da Peugeot Sport, e ao piloto Didier Pironi.
A unidade que aparece nas imagens teoricamente corresponde ao exemplar que pertenceu a Jean Todt, embora a casa de leilões responsável por sua venda assegure que isso ainda não pôde ser confirmado. O que é certo é que se trata de uma destas 4 valiosas peças originais fabricadas em branco. Será leiloada no dia 21 de março pela casa de leilões Aguttes, que estima seu valor de venda entre 300.000 e 400.000 euros.