UM RARO PROTÓTIPO ÚNICO DO FERRARI DINO SERÁ LEILOADO EM PEBBLE BEACH

Este exemplar não é um Ferrari Dino 206 GT, embora seja parecido, mas um Dino Berlinetta GT de 1966. Trata-se de um dos primeiros protótipos criados durante o desenvolvimento do modelo de produção. Na verdade, se trata do segundo protótipo fabricado do modelo e já conta com uma configuração muito próxima do modelo de série, embora também com notáveis diferenças em relação a este.
O valor histórico dessa peça é indiscutível e não só por sua configuração única, pois apesar de contar com um design extremamente similar ao da versão de produção, o fato é que sua arquitetura é bem diferente à do Dino 206 GT que chegou aos concessionários.
À primeira vista é possível perceber como a carroceria desse protótipo difere ligeiramente do modelo de produção, já que alguns traços e proporções são bem distintos dos definitivos. Porém a mudança mais importante encontra-se no motor, pois é na vista lateral onde é mais evidente que este exemplar é um pouco mais comprido que o Dino convencional. Isso se deve pelo fato de que o motor V6 Dino se encontra posicionado de maneira longitudinal e não transversal, como no modelo de rua.
Além de uma arquitetura bem diferente, esse protótipo conta com vários traços próprios. Na parte frontal percebe-se um tratamento um pouco diferente para as ópticas, pois os faróis parecem estar mais enterrados na carroceria e mais adiantados na parte frontal. Os piscas dianteiros aparecem debaixo do para-choque em vez de serem montados sobre ele.
A caída do pilar C é um pouco diferente e o vidro lateral é claramente maior devido ao aumento do comprimento nessa área pela disposição do motor. Na traseira surgem lanternas de três elementos no lugar das duas lanternas circulares habituais. O desenho da traseira talvez seja a nota mais discordante, pois são vários os traços que mudam em relação ao modelo definitivo.
Este raro exemplar será leiloado pela Gooding & Company no próximo mês de agosto durante os eventos paralelos ao Pebble Beach Concours d’Elegance 2018. As estimativas do seu preço de venda apontam para um valor entre 2 e 3 milhões de dólares, um valor realmente alto para um Dino de rua, mas a raridade deste exemplar, além do seu magnífico estado, poderão ser suficientes para alcançar um número desse nível.