UM RARO TATRA 613 ELECTRONIC COM MOTOR 3.5 V8 ASPIRADO ESTÁ À VENDA
Provavelmente a Tatra não seja um fabricante do qual você tenha ouvido falar muito. Atualmente, a empresa da República Checa produz caminhões, mas durante grande parte do século passado também projetou e fabricou os veículos de passageiros mais luxuosos do país.
O Tatra 613, por exemplo, era um sedan de quatro portas com um motor V8 que era vendido principalmente a funcionários do governo e executivos da indústria. Atualmente, há um exemplar muito raro do 613 à venda na República Checa.
O carro que aparece nas imagens é o 613 Electronic, do qual foram fabricados apenas 17 exemplares. Este carro concretamente foi montado em 1993 e conta com o mencionado motor V8 de 3.5 litros, montado no eixo traseiro. Trata-se de um propulsor refrigerado por ar, que neste caso está equipado com injeção eletrônica de combustível para uma potência máxima de cerca de 200 cv.
Embora esteja baseado em um modelo de meados dos anos 70 projetado pela Vignale, o Tatra 613 Electronic apresenta um interior muito moderno em comparação com seus antecessores.
Chegou ao mercado para competir com os melhores sedans de luxo alemães da época e vinha equipado de fábrica com um sistema de notificação por voz, que informa as falhas do veículo e outras mensagens importantes.
Além disso, foi instalado um quadro de instrumentos mais avançado, com duas pequenas telas que acompanhavam os relógios analógicos tradicionais, algo que aportava outro toque de modernidade ao conjunto.
Este carro encontra-se atualmente em Praga e o hodômetro mostra 231.000 quilômetros desde que foi fabricado. Segundo o anúncio, ainda pode alcançar os 230 km/h, que é a velocidade máxima de fábrica do modelo anunciada pela Tatra. O vendedor pede 2.500.000 de coroas checas (cerca de 548.000 reais) por este raro sedan checo.
O modelo 613 foi sucedido pelo Tatra 700 em 1996, que na realidade era uma versão muito modernizada do veículo existente. Incorporava uma versão maior do motor V8 de 4.3 litros, o que lhe proporcionava um pouco mais de potência e uma velocidade máxima mais elevada.
Entretanto, não foi muito popular no mercado, já que foram vendidas apenas 75 unidades antes do encerramento da produção em julho de 1999. O Tatra 700 foi um dos últimos carros de rua ‘sobreviventes’ com motor refrigerado por ar.