UM RENAULT-WILLIAMS LAGUNA BTCC DE 1999 FOI VENDIDO EM LE MANS

Na década de 90, o Campeonato Britânico de Turismos (BTCC por suas siglas em inglês) foi muito popular, tanto como o famoso DTM alemão. Um dos carros que mais marcou esse período foi o Renault-Williams Laguna BTCC, como este que foi leiloado pela Artcurial em Le Mans e que aparece nas imagens.
Em 1993, a Renault Dealer Racing, que reúne os concessionários da marca francesa no Reino Unido, decidiu participar do campeonato britânico BTCC com um Renault 19. Posteriormente, chegou a vez do Renault Laguna, o bem-sucedido sedan francês dos anos 90, preparado pela Renault Sport Anthony.
O alto nível do campeonato impulsionou Frank Williams e Patrick Head, diretor geral e diretor técnico da equipe Williams-Renault de Fórmula 1, respectivamente, a se envolverem no BTCC, criando a equipe Williams Touring Car Engineering com dois exemplares do Laguna.
O início foi bom para a Renault, que conquistou o título de construtores à frente da Vauxhall, Volvo e Ford, graças, em particular, às dobradinhas de Alain Menu e Will Hoy na final da temporada, em Oulton Park e Silverstone. A temporada de 1996 foi mais discreta, enquanto que em 1997, a equipe voltou a levar o campeonato de marcas e Alain Menu o de pilotos.
Em 1998, a equipe contou com os pilotos Alain Menu e Jason Plato, e com dois Laguna com a decoração da Nescafé 37. Naquele ano, embora o início tivesse sido bom, a Renault terminou em terceiro na classificação. O ano de 1999 foi uma temporada decepcionante, com Jean-Christophe Boullion, piloto de testes da Williams F1, substituindo Alain Menu.
O Laguna BTCC que foi leiloado é uma das duas unidades utilizadas na temporada de 1999. Procede diretamente do departamento Renault Classic, que o adquiriu no final da temporada de 1999 da Williams Touring Car. Posteriormente foi exposto com fins promocionais no Technocentre da Renault do Reino Unido, em 2003.
Nunca mais correu desde sua última temporada no BTCC, de modo que se encontra exatamente no mesmo estado em que ficou após a última corrida. A casa de leilões adverte que, para correr de novo em circuitos, requer um recondicionamento mecânico prévio. Um carro para os amantes do BTCC, que foi vendido por 107.280 euros.