UM SUV ELÉTRICO MARCA A ENTRADA DA SMART EM UMA NOVA ERA

A Smart está decidida a escrever um novo e importante capítulo de sua história. O futuro desta icônica marca passa irremediavelmente pela China, já que o gigante asiático terá um papel relevante no futuro da empresa cujo rumo foi marcado pela Daimler. O acesso a essa ‘nova era’ se materializará com a chegada de um novo modelo elétrico.
O esperado SUV elétrico da Smart ganha força e está cada vez mais próximo de surgir em formato de produção. Adiantado através de um modelo conceitual, este crossover iniciará o renascimento da marca. Uma empresa cuja direção a Geely, um dos principais fabricantes chineses de automóveis, terá muito o que dizer.
O grande lançamento do destacado concept car acontecerá no âmbito do Salão de Munich 2021, sendo a grande novidade que a Smart revelará no evento alemão. Apesar de sua condição de veículo conceitual, adiantará em grande parte como será o modelo que acabará chegando aos concessionários. A tecnologia de origem chinesa será crucial no desenvolvimento.
Comparado com os modelos que formam a linha Smart, este novo SUV, do qual por enquanto se desconhece seu nome definitivo, exibirá um design diferenciado. E o que é igualmente relevante, será muito maior. Com este lançamento, a Smart poderá entrar no segmento B. Devemos ter em conta que o Smart ForTwo lida no mercado dos microcarros e o Smart ForFour é um utilitário do segmento A.
Comenta-se que o comprimento do veículo rondará os quatro metros e em seu interior poderão viajar até cinco passageiros adultos. Na hora de falar do tamanho do SUV da Smart se utiliza como referência o MINI Countryman, mas devido ao seu sistema de propulsão, estes dois modelos não serão rivais.
Gorden Wagener, Chefe de Design de Mercedes-Benz, assegurou que este processo de revolução interna que a Smart está vivendo permitiu reinventar e retocar a marca: “Aproveitamos a oportunidade para reinventar a marca”. A característica célula de segurança foi eliminada e a configuração de pintura da carroceria permitirá criar a sensação de teto flutuante.
Em termos de conectividade será um veículo adaptado aos novos tempos que correm. Embora não utilize o sistema de infotainment MBUX, se espera que disponha de uma plataforma multimídia com um nível similar de funções e serviços digitais online.
Estará sustentado pela plataforma SEA da Geely, uma arquitetura para carros elétricos de todo tipo que é compatível com múltiplas configurações. Também admite velocidades de recarga ultrarrápidas. É muito cedo para aventurar uma autonomia, mas a premissa é que esteja acima dos 320 quilômetros.
As novas informações destacam que o SUV da Smart estará pronto para entrar em produção em 2023. Embora seja um produto mais exclusivo em relação aos modelos vendidos atualmente pela marca, o fato de que seja fabricado na China ajudará a reduzir os custos. Será mais acessível que o Mercedes-Benz EQA.