UM VAZAMENTO REVELA O NOVO AUDI Q5 E-TRON, UM SUV ELÉTRICO PREMIUM PARA A CHINA

É possível que muitos não se lembrem do Audi Concept Shanghai que a marca alemã apresentou em abril deste ano, mas talvez sua versão de produção refresque a memória. Trata-se de um SUV elétrico apresentado no Salão de Shanghai 2021 com sua característica camuflagem e que agora vazou praticamente por completo graças a algumas imagens publicadas no site do Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). Estamos falando do Audi Q5 e-tron.
As fotografias são parte do processo de homologação pelo qual passam todos os automóveis novos vendidos na China. Apesar de levar a insígnia Q5, o novo modelo tem muito pouco em comum com o crossover de luxo de tamanho médio, já que estamos falando de um SUV elétrico maior emparelhado com o Volkswagen ID.6. Estamos, portanto, diante de um veículo de três filas com o mesmo comprimento de 4.876 mm que seu primo de Wolfsburg. A distância entre os eixos também é idêntica, estendendo-se em generosos 2.965 mm, o que significa que sua distância entre os eixos é ainda menor que os 3.000 mm do Hyundai Ioniq 5.
Por enquanto não apareceu nenhuma imagem do interior, mas pelo menos podemos ver o exterior do Audi Q5 e-tron a partir de diferentes ângulos. O site do MIIT também mostra vários desenhos de rodas de liga leve e opções de pintura, incluindo um tom laranja brilhante que provavelmente esteja reservado para as versões mais caras. Também há grupos ópticos ligeiramente diferentes segundo a motorização e o acabamento escolhidos pelo cliente, assim como espelhos retrovisores de dois tonos.
Foram reveladas as três versões disponíveis deste SUV elétrico, sendo estas as 35, 40 e 50 e-tron, relacionadas mecanicamente com o VW ID.6 de um e dois motores. O modelo de Ingolstadt baseado na plataforma MEB estará disponível com duas opções de tração traseira e um único motor elétrico, com potências de 180 e 204 cv. No caso do Volkswagen, a aceleração de 0 a 100 km/h se completa em 9.3 segundos, enquanto que a alternativa de maior desempenho necessita de dois décimos a menos.
Acima destas duas motorizações surge a opção de maior desempenho, um 50 e-tron que vem acompanhado de dois motores elétricos e de tração nas quatro rodas. No total, o par de unidades elétricas é capaz de gerar mais de 300 cv de potência e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 6.6 segundos. Aqueles que perguntam quanto pesa o modelo equipado com a tração integral, o site do MIIT informa que para a balança em 2.410 kg, que é praticamente o mesmo de um Bentley Bentayga V8.
A apresentação oficial deve estar dando a volta na esquina, presumivelmente no final do mês quando está programado o início do Salão de Chengdu (27 de agosto). Assim como o ID.6, se espera que o Q5 e-tron seja um produto exclusivo para a China, já que a marca planeja introduzir no resto do mundo o seu Q6 e-tron, muito mais sofisticado e com a plataforma PPE sendo a encarregada de dar vida ao primo do Porsche Macan EV.